COBERTURA ESPECIAL - F-X2 - Aviação

07 de Setembro, 2009 - 12:00 ( Brasília )

BR-FR - Comunicado Conjunto Caça Rafale e KC-390

Brasil e França anunciam parceria para aquisição mútua dos aviões Rafale (francês) e o KC-390 (brasileiro)

 


Brasil e França anunciam parceria para aquisição mútua dos aviões Rafale (francês) e o KC-390 (brasileiro)



Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Nicolas Sarkozy, anunciaram nesta segunda-feira, 7 de setembro de 2009, um novo patamar na cooperação dos dois países na área aeronáutica.

A França comunicou sua intenção de contribuir para o desenvolvimento do projeto do avião KC-390, um cargueiro a jato que a EMBRAER está desenvolvendo, com requisitos da Força Aérea Brasileira, para substituir os aviões a hélice, Hércules, fabricados pelos Estados Unidos.

A França poderá ainda adquirir dez unidades do novo avião. Já o Brasil, abriu negociações com os franceses para aquisição de 36 aviões de combate Rafale, como parte do projeto F-X2. Segundo o presidente Lula, até o fim da semana poderão ser divulgados mais detalhes das negociações.

O Comunicado Conjunto, informando os avanços nas negociações relativas ao Rafale e ao KC-390, foi a surpresa na declaração dos dois presidentes à imprensa. Até então, a expectativa era de que fossem formalizados apenas os acordos relativos ao programa da construção do submarino a propulsão nuclear (com construção intermediária de quatro convencionais) e a construção de 50 helicópteros de transporte franceses EC-725, em Itajubá.

“É a consolidação de uma parceria estratégia de dois povos que tem muita coisa em comum”, disse o presidente Lula. Segundo ele, a parceria não é apenas comercial. “Nós queremos pensar juntos, criar juntos, construir juntos e, se possível, vender juntos”, afirmou.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, que conduziu negociações com os franceses até a madrugada desta segunda-feira, disse que não é possível avançar nenhum detalhe no atual estágio das conversas.

Veja abaixo a mensagem divulgada pela assessoria da Presidência da República.

 

“Comunicado Conjunto"


O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Presidente Sarkozy decidiram fazer do Brasil e da França parceiros estratégicos também no domínio aeronáutico, onde ambos os países possuem vantagens importantes e complementares.

Neste contexto, o Presidente francês comunicou ao Presidente brasileiro a intenção da França de adquirir uma dezena de unidades da futura aeronave de transporte militar KC-390, e manifestou a disposição dos industriais franceses de contribuir para o desenvolvimento do programa desta aeronave.

Por seu lado, levando em contra a amplitude das transferências de tecnologia propostas e das garantias oferecidas pela parte francesa, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a decisão da parte brasileira de entrar em negociações com o GIE Rafale para a aquisição de 36 aviões de combate.”

 

 


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Vant

Vant

Última atualização 22 SET, 16:00

MAIS LIDAS

F-X2