COBERTURA ESPECIAL - F-X2

14 de Outubro, 2009 - 15:00 ( Brasília )

Rafale International detalha proposta a Deputados Federais

Audiência Pública - Câmara Federal 14 Outubro 2009

 

Rafale International detalha
proposta a Deputados Federais


Brasília, 14 de outubro de 2009 - Comprometida com a oferta de sólido apoio ao desenvolvimento da capacidade tecnológica e industrial brasileira em sua proposta ao Governo Brasileiro para a aquisição da próxima geração de aeronaves de combate – programa FX-2 –, o consórcio Rafale International, formado pelas empresas francesas Dassault Aviation, Snecma (grupo SAFRAN) e Thales e seus fornecedores, apresentou nesta quarta-feira detalhes da proposta à Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados.

 

Apresentação da Dassault na Câmara Federal 14 Out 09 pdf 4,8 MB 
http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/Dassault_13out09.pdf

Escolhida como finalista na concorrência do programa FX-2, a proposta da Rafale International alia uma aeronave de combate com capacidade operacional compatível às necessidades geopolíticas do Brasil a um irrestrito programa de transferência de tecnologia e de cooperação com a indústria brasileira. A apresentação aos Deputados é mais um passo no processo de cooperação com as instituições públicas e privadas brasileiras, confirmado em março deste ano durante encontro na FIESP, em que se reuniram mais de 150 executivos de cerca de 90 companhias brasileiras e francesas. Na ocasião, foram firmados diversos contatos entre companhias francesas e a indústria nacional.

Durante uma aprofundada e concreta apresentação técnica, os Deputados Federais tiveram acesso a detalhes da transferência de tecnologia prevista na proposta do consórcio francês. Destaque para o anúncio de que esta transferência de tecnologia irrestrita já foi autorizada pelo Governo Francês, não necessitando de outras permissões. Além disso, os executivos da Rafale International informaram aos parlamentares que já foi iniciada uma parceria com a indústria nacional e o meio acadêmico. Foi abordada ainda a capacidade operacional do caça Rafale, já testado em combate.

O consórcio já assinou 67 cartas de intenção para projetos com 38 empresas brasileiras do setor aeroespacial. A transferência de tecnologia prevista na proposta do Rafale chegará a cobrir mais de 160% do valor do contrato de aquisição das aeronaves. Este ambicioso projeto propõe a transferência de 100% das capacidades de desenvolvimento da aeronave Rafale no Brasil em cooperação com parceiros brasileiros, desde grandes empresas, como a Embraer, até médias e pequenas companhias do setor aeroespacial. Também já foi firmada parceria com o CTA (Centro Tecnológico da Aeronáutica) e universidades como ITA (Instituto de Tecnologia da Aeronáutica) e UFRJ.

A aeronave de combate Rafale, em termos de eficácia de combate e também de tecnologias críticas, está na vanguarda da inovação técnica, com aplicação em vários campos, e poderá gerar um salto tecnológico para toda a indústria brasileira, muito além das exigências previstas na concorrência.

Sobre a Rafale International

Rafale International é um consórcio formado pelas empresas Dassault Aviation, Snecma e Thales para promover o caça multifuncional Rafale para clientes internacionais.

 



Outras coberturas especiais


Vant

Vant

Última atualização 22 SET, 16:00

MAIS LIDAS

F-X2