SISFRON – Michel Temer aprova Sistema de Monitoramento de Fronteiras

 

Nota enviada pela Assessoria da VPr


O comandante do Exército, general Enzo Peri, apresentou, na terça-feira (02OUT12), ao presidente da República em exercício, Michel Temer, o projeto do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras Terrestres. O SISFRON é um complexo sistema de vigilância e emprego de tropa com o objetivo de fortalecer a defesa de mais de 16 mil km de fronteira, incluindo o combate ao tráfico de drogas. “Cuidando das fronteiras, pretendemos diminuir sensivelmente os delitos”, explicou o general.

O SISFRON foi orçado em R$ 12 bilhões e o projeto piloto está sendo implantado na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Dourados (MS). Segundo o chefe do Centro de Comunicações de Guerra Eletrônica do Exército (CECOMGEx), general Santos Guerra, o projeto também vai impulsionar a economia brasileira, por meio do desenvolvimento da indústria nacional. “Queremos que 77% dos equipamentos utilizados sejam produtos nacionais, gerando emprego e renda”, conclui.

A tecnologia empregada requer a produção de um satélite nacional, garantindo segurança e agilidade no fluxo de informações, que serão repassadas quase que em tempo real ao Comando em Brasília.

O presidente da República em exercício, Michel Temer, afirmou que o projeto vai beneficiar a população. E vê o sistema como um dos resultados do Plano Estratégico de Fronteiras, do qual é o coordenador. “Com o SISFRON, operações importantes como a Ágata, do Ministério da Defesa, e a Sentinela, do Ministério da Justiça, deixam de ser episódicas para tornarem-se permanentes”.

Nota DefesaNet – O Vice-presidente Michel Temer foi incumbido pela Presidente Dilma Rousseff como responsável pelo Plano Estratégico de Fronteiras (PEF). Assim tem acompanhado as missões Ágata e Sentinela. Também tem realizado reuniões de coordenação e avaliação das Operações incluídas no PEF.

Segundo informe recebido por DefesaNet o Comandante do Exército, Gen Enzo Peri,  ainda não validou a licitação que indicou o ConsórcioTEPRO.

Ver matéria relacionada SISFRON  – A Quadratura do Círculo+ link


Para a Apresentação do Comando da Marinha acesse: PROSUPER – VP Temer apoia programa para proteção das fronteiras marítimas  Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter