COBERTURA ESPECIAL - Fronteiras - Defesa

20 de Julho, 2012 - 11:17 ( Brasília )

Exército realiza Operação Curare IV, na fronteira Brasil, Colômbia e Peru

Paralelo às ações militares também serão realizados atendimentos médico, odontológico e educacional junto às populações ribeirinhas

A Crítica-AM

Até o próximo dia 27, aproximadamente 650 militares do Exército Brasileiro (EB), juntamente com agentes da Polícia Federal e da Fundação Nacional do Índio (Funai), estarão participando da Operação Curare IV, realizada no limite oeste dos Estados do Amazonas e Acre – trecho de Cruzeiro do Sul à Tabatinga -, e nas regiões de fronteira com a Colômbia e o Peru, área de responsabilidade da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, cujo o Quartel General se encontra no município de Tefé – localizado a 525 quilômetros da capital.

Durante a operação, a vigilância por meio de patrulhamentos terrestres, aéreos e fluviais, serão intensificados, para combater tanto os crimes transfronteiriços quanto ambientais. Paralelo às ações militares também serão realizados atendimentos médico, odontológico e educacional junto às populações ribeirinhas.

A operação tem a finalidade de intensificar a presença das Forças Armadas junto à faixa de fronteira oeste, reprimindo os delitos transfronteiriços e ambientais, além de reforçar, junto à população regional, o sentimento de nacionalismo, proteção ao meio ambiente e de defesa da soberania brasileira.

Cipó venenoso O termo “curare” faz referência a compostos químicos orgânicos conhecidos e utilizados como venenos de flecha, extraídos da casca de certos cipós de plantas encontradas na América do Sul.



Outras coberturas especiais


Guerra Hibrida Brasil

Guerra Hibrida Brasil

Última atualização 05 JUN, 13:30

MAIS LIDAS

Fronteiras