FAB intercepta avião em voo irregular sobre o Mato Grosso

Tenente Emília, Tenente Elias E Tenente-Coronel Santana

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na manhã deste sábado (07), um avião de pequeno porte em voo irregular sobre o Mato Grosso. A ação, planejada previamente com a Polícia Federal, teve início ainda na madrugada e envolveu aeronaves E-99 (Radar) e A-29 Super Tucano da FAB, além de todo o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA).

O avião foi escoltado até o pouso, a cerca de 180 quilômetros ao Sul de Cuiabá (MT), onde a Polícia Federal assumiu as ações.

A aeronave suspeita foi classificada como tráfego aéreo desconhecido, acompanhada pelo E-99 da FAB e, em seguida, pelo caça A-29, tudo sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).

"É importante ressaltarmos a prontidão da FAB. Cumprimos todos os procedimentos da Defesa Aérea e tudo transcorreu perfeitamente", disse o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo.

A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam, em conjunto, a FAB e Órgãos de segurança pública.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter