Programa VIGIA inaugura base integrada em Querência do Norte (PR)

Foi inaugurada, na quinta-feira (19DEZ2019), a Base Integrada VIGIA – Querência do Norte (PR). A ação faz parte do Programa  VIGIA, projeto estratégico do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que tem como eixos de atuação: operações integradas, aquisição de equipamentos, capacitações e bases operacionais com integração de sistemas.

A solenidade de inauguração, realizada na Câmara Municipal de Querência do Norte (PR), contou com a presença de integrantes da Secretaria de Operações Integradas do MJSP, prefeitos e autoridades da região Noroeste do Paraná, Justiça Federal de Umuarama e representantes das instituições envolvidas na Operação Hórus Paraná: Polícia Federal, Polícia Militar do Paraná, BPFRON/PMPR, Polícia Civil do Paraná, DENARC/PCPR de Maringá e Londrina e Exército Brasileiro.

 

A base servirá de suporte para a atuação das forças de Segurança Pública e de Defesa envolvidas na referida Operação, visando o enfrentamento à criminalidade transfronteiriça e de divisas. A casa foi mobiliada e reformada com doações da comunidade local, que acredita no diferencial do trabalho integrado a ser desenvolvido pelos agentes de segurança.

O Programa VIGIA tem como proposta principal a prevenção e repressão, com o intuito de fortalecer o enfrentamento à criminalidade, com enfoque em organizações criminosas, tráfico, corrupção, contrabando, descaminho, crimes contra a propriedade intelectual, lavagem de dinheiro e atuação na faixa de fronteira e nas divisas de Estados, com o uso de metodologias modernas de gestão e governança.

O coordenador-geral de fronteiras da Secretaria de Operações Integradas do MJSP, Eduardo Bettini, explica que o VIGIA tem como princípio a “integração de equipes especializadas, através de capacitações para nivelamento de conhecimento, interoperabilidade de sistemas, atuação coordenada e autônoma, governança e padronização de procedimentos”.

Resultados VIGIA

O Programa VIGIA apresenta resultados expressivos em todos os estados onde já está sendo desenvolvido. A Operação Hórus está presente no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Acre, Goiás, Amazonas e Tocantins.

Desde que teve início, em abril, a atuação integrada entre as forças policiais, com o apoio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), evitou que o crime organizado lucrasse cerca de R$ 188 milhões com o contrabando de cigarros.

Além disso, a Operação Hórus evitou prejuízo de R$ 6 bilhões aos cofres públicos com a apreensão de mais de 28 milhões de maços de cigarro, 58.148 Kg de drogas, 77 embarcações e 412 veículos apreendidos. Mais de 390 pessoas foram presas. 

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter