COBERTURA ESPECIAL - Fronteiras - Terrestre

21 de Maio, 2019 - 12:00 ( Brasília )

Operação Ágata / Fronteira Sul tem ações 24 horas por dia

Para combater ilícitos transfronteiriços

Durante o período de 16 a 20 de maio, a 5ª Divisão de Exército (5ª DE) ocupou diversos postos de bloqueios nas principais estradas do Paraná em virtude da Operação Ágata / Fronteira Sul. Foram realizadas ações 24 horas por dia, com o objetivo de intensificar a fiscalização na faixa de fronteira.

As ações são desencadeadas em coordenação com os diversos órgãos de segurança pública e de fiscalização federais, estaduais e municipais, em ambiente interagências, com os objetivos de fortalecer a presença do Estado na região combater a prática de ilícitos transfronteiriços e ambientais, ampliando a sensação de segurança da população.



A Operação Ágata / Fronteira Sul opera com aproximadamente 1.000 militares do Exército ao sul do município de Marechal Cândido Rondon, no Estado do Paraná, até a divisa com o Estado de Santa Catarina. Como parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, a Operação conta com patrulhamentos terrestres e fluviais; estabelecimento de postos de bloqueio e controle de estradas, vias urbanas e fluviais; revista de pessoas, veículos e embarcações; e intensificação da fiscalização de produtos controlados.

Fonte: 5ª DE