Prova Combatente do Pantanal é aplicada em Organizações Militares que operam no complexo ambiente pantaneiro

Em comemoração ao aniversário de criação do Centro de Instrução de Operações no Pantanal (CIOpPan), o 17º Batalhão de Fronteira, realizou entre os dias 22 a 26 de outubro a Prova Combatente do Pantanal, que contou com a participação de equipes do 17º B Fron, 47º Batalhão de Infantaria, 44º Batalhão de Infantaria Motorizada, 9º Batalhão de Engenharia de Combate e 2º Companhia de Fronteira.

Unidades que operam no complexo ambiente pantaneiro. Foram desenvolvidas as seguintes provas: Apronto Operacional, realizado no pátio do Batalhão, teve como objetivo verificar o preparo de cada militar da fração; Tiro de Combate, executado na Área de Instrução Militar, cuja a finalidade foi avaliar a melhor equipe de atiradores; Orientação, verificar a capacidade de se orientar no pantanal; Espinha de Peixe, realizada no rio Paraguai, afim de avaliar a equipe que mais se destacou nas técnicas fluviais e Montagem do caixão de areia e emissão de ordem a patrulha, para verificar a perfeita transmissão de ordem para o cumprimento da missão.

 

A semana de competição cumpriu suas finalidades de desenvolver o espírito militar e a sã camaradagem, aprimorar o desempenho individual e coletivo em importantes ramos da instrução militar, promover congraçamento entre as Organizações Militares que operam no ambiente do pantanal, aperfeiçoar higidez física do militar, e comemorar os 20 anos de criação do CIOpPan.

Para concluir as atividades e premiar os competidores, foi realizado formatura geral que contou com a presença do Comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, General de Brigada Ricardo Piai Carmona, e comandantes das Organizações Militares participantes.

A equipe do 17º B Fron foi a primeira colocada da competição e durante a atividade foi entregue o troféu ao 1º Tenente Ivonaldo Arsênio da Silva Gomes comandante da equipe campeã e lembranças de participação aos demais comandantes de equipes.

 

Fotos: 3º Sgt Gianesini, Cb Rodrigo Santos e Sd Calonga

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter