Brigada Guarani participa da Operação Ágata Graal

Dentro do contexto da Operação Ágata Graal, que tem por finalidade o fortalecimento da prevenção e do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), Brigada Guarani, organizou, no período de 24 a 27 de setembro, a Força Componente Charlie, subordinada ao Comando Conjunto da Ágata, coordenado pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA).

A Operação tem como objetivo integrar e articular ações das Forças Armadas, de segurança pública da União, de inteligência e de controle aduaneiro com as ações dos estados e municípios situados na faixa de fronteira da Argentina, Paraguai e Bolívia.

 

Ao longo do período, foram executadas, pela 15ª Bda Inf Mec, centenas de missões na região de fronteira, com destaque para estabelecimento de postos de bloqueio de estradas (PBCE) e postos de bloqueio e controle fluvial (PBCFLU), bem como patrulhamentos ostensivos, tudo com a finalidade de combate aos ilícitos transfronteiriços, nacionais e internacionais. Além das ações repressivas na faixa de fronteira, a Brigada Guarani realizou uma ação cívico-social (ACISO) no município de Pato Bragado (PR), em 27 de setembro, que contou com grande e diversificado público, dentre crianças, jovens e adultos.

Os participantes puderam conhecer um pouco mais de perto as atividades do Exército Brasileiro. Durante a ACISO, foram realizadas as seguintes atividades: atendimento médico, teste de glicose, aferição de pressão arterial, orientações sobre higiene bucal, distribuição de medicamentos, exposição de material militar, demonstração de desmontagem e montagem de viatura e apresentação de banda de música. É o “Braço Forte” e a “Mão Amiga” da Força Terrestre atuando em prol da segurança e do desenvolvimento do nosso País, em especial na faixa de fronteira.

 

Fotos: Soldado Adriano / 15ª Bda Inf Mec

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter