Operação Ágata Graal combate ilícitos nacionais e transnacionais na fronteira de 4 estados brasileiros

O 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (16º Esq C Mec) participou, no período de 24 a 28 de setembro, da Operação Ágata Graal, realizada pelo Ministério da Defesa em ações conjuntas das Forças Armadas, com o objetivo de testar as estruturas de comando e controle em outros níveis, no combate a ilícitos nacionais e transnacionais, como narcotráfico e contrabando de armas e munições.

A operação ocorreu ao longo da faixa de fronteira dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Contou com o envolvimento da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, além dos órgãos de segurança pública e de fiscalização, como o Departamento de Polícia Federal, o Departamento da Polícia Rodoviária Federal e as Policias Civil e Militar dos Estados.

O 16º Esq C Mec atuou com postos de bloqueio e controle de estradas (PBCE) na cidade de Cascavel, sob a coordenação da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), nas rodovias BR-163, BR-467, BR277 e BR-369, rotas que dão destinos a cidades como Curitiba, Foz do Iguaçu, Toledo e Guaíra.

A Operação, que objetivou testar as estruturas conjuntas nos diversos níveis de comando, trouxe grandes resultados na redução dos ilícitos nacionais e transnacionais.

Fotos: Cabo Moura / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter