Operação Ágata Jauru II mobiliza tropas para atuar junto à fronteira no combate ao crime organizado

Iniciando as atividades da Operação Ágata Jauru II, os militares do 2º Batalhão de Fronteira (2º B Fron) deslocaram-se para a região do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da BR-174, próximo a cidade de Cáceres, para a realização de um posto de bloqueio e controle de estradas (PBCE), a fim de contribuir para a redução de ações do crime organizado e práticas ilícitas, nas regiões de faixa de fronteira do estado do Mato Grosso, bem como intensificar a presença do Estado Brasileiro nesta área. Dessa feita, foram realizadas abordagens e revistas em carros, motocicletas, caminhões e ônibus.

No dia 14 de maio, com o apoio do 6º Batalhão de Polícia Militar de Mato Grosso, o 2º B Fron realizou um PBCE na Avenida Santos Dumont, do Bairro São José, também em Cáceres, tendo-se abordado e revistados diversos veículos. Já no dia 15, os militares deslocaram-se à região do posto da PRF, na BR-070, município de Poconé (MT), onde também foi montado um PBCE com o intuito de realizar abordagens e revistas em carros, motocicletas, caminhões e ônibus, junto aos agentes da PRF.

Dando continuidade à execução da Operação Ágata Jauru II, no mesmo dia, o 1º Pelotão Especial de Fronteira (1º PEF), localizado em Corixa, deslocou parte de seu efetivo para proceder a abordagens e revistas em veículos, na BR-070, próximo da Fronteira Brasil – Bolívia. Essas ações se deram no posto da Receita Federal do Brasil, de forma conjunta entre o Exército Brasileiro e o órgão federal.

 

Ações cívico-sociais em Cáceres

O 2º B Fron está promovendo, no período de 14 a 18 de maio, no contexto da Operação Ágata Jauru II, uma ação cívico-social (ACISO), em parceria com a Prefeitura Municipal de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação, desenvolvendo atividades cívicas em escolas públicas e privadas. Dentre as atividades realizadas, destacam-se palestras sobre o ingresso nas Forças Armadas, hasteamento e arriamento da Bandeira do Brasil, canto do Hino Nacional e de músicas populares.

Em paralelo às atividades operacionais, que estão sendo desencadeadas no município de Cáceres e Porto Esperidião, o 2º B Fron realizou um mutirão de limpeza no Lar Servas de Maria, entidade beneficente que abriga idosos. A ação aconteceu em 15 maio, com militares do Batalhão unindo forças e trabalhando para garantir o conforto e a segurança, preservando o local de forma a evitar problemas como proliferação de roedores, insetos e animais peçonhentos.

 

Foto: 2º B Fron / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter