Marinha participa da Operação Ágata no Paraná

No período de 19 a 23 de junho, foi realizada a 2ª fase da Operação Ágata na fronteira com o Paraguai e a Argentina, conduzida no mesmo período da Operação MURALHA, da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), e com a Operação FRONTEIRA SUL, da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª BdaInfMec) do Exército Brasileiro, tendo havido apoio mútuo entre as Forças Armadas e as Agências envolvidas no Programa de Proteção Integrada de Fronteira.

Tripulantes do Comando do 8º Distrito Naval (Com8ºDN), da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), da Delegacia Fluvial de Guaíra (DelGuaira) e do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande (GptFNRG) intensificaram as Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário nos rios Iguaçu, Paraná e Lago de Itaipu.

A Operação foi coordenada com o Exército Brasileiro, a Polícia Federal e a RFB, aumentando a presença do Estado na faixa de fronteira entre Brasil e Paraguai/Argentina, contribuindo para o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços.

Em Guaíra (RS), em ação conjunta com a 15ª Companhia de Infantaria Motorizada (15º CiaInfMtz), foi apreendida uma embarcação de 7m de comprimento, um motor de 115HP e, aproximadamente, 50 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai.

A DelGuaira, no dia 21 de junho, recebeu a visita do Vice-Almirante Antônio Carlos Soares Guerreiro, Comandante do 8º Distrito Naval, que realizou Mostra de Material nas dependências da Organização Militar, percorreu os tombos e verificou as condições operacionais das viaturas e embarcações empregadas na Operação Ágata.

Da esquerda para a direita: Delegado Fluvial de Guaíra, Comandante da 15º CiaInfMtz, Comandante do 8º Distrito Naval e Capitão dos Portos do Rio Paraná – Foto: MB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter