COBERTURA ESPECIAL - Fronteiras - Naval

14 de Outubro, 2016 - 10:05 ( Brasília )

Militares da Marinha iniciam a operação “Fronteira Sul”


Navios da Marinha do Brasil, subordinados ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, suspenderam, no dia 5 de outubro, em direção a Porto Murtinho (MS), iniciando a operação “Fronteira Sul”. As ações ocorrem até o dia 21 de outubro, de forma simultânea e completar com a Operação “Ricardo Franco”, coordenada pelo Exército Brasileiro.

O objetivo é incrementar e aperfeiçoar o nível de adestramento, levar assistência médica e odontológica à população ribeirinha, fiscalizar o tráfego aquaviário e aumentar a segurança da navegação no Rio Paraguai.

Durante o primeiro dia de travessia da operação, os navios realizaram exercícios individuais de reação rápida; ações de inspeção naval nas embarcações e comboios no Rio Paraguai; ações de reconhecimento aéreo; e ações de defesa antiaérea devido à investida simultânea de duas aeronaves da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

Além de navios, aeronaves, lanchas e viaturas, a Marinha contou com o apoio de embarcações, aeronave e tropas do Exército. Ao todo, a operação naval envolveu 860 militares na operação naval, que também contou com ações de assistência hospitalar, como atendimento médico e odontológico.

No dia 8 outubro, chegaram a Porto Murtinho (MS) o Monitor “Parnaíba”, os Navio Transporte Fluvial “Paraguassu” e “Leverger”, Navio de Apoio Logístico Fluvial “Potengi”, Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano”, Navios Patrulha “Penedo” e “Pirajá” e a embarcação “Esperança Pantanal”.

Em Porto Murtinho, a equipe de saúde do Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano”, até o momento, realizou 113 atendimentos médicos, 390 odontológicos e distribuiu cerca 4.600 medicamentos moradores Murtinho localidade paraguaia denominada Ilha Margarita.

Ainda na operação “Fronteira Sul”, em Porto Murtinho, o público prestigiou a Banda de Música do Comando do 6º Distrito Naval, na noite do dia 8, durante apresentação no Teatro de Arena “Astério da Conceição”.



Outras coberturas especiais


Especial DitaBranda

Especial DitaBranda

Última atualização 16 DEZ, 11:30

MAIS LIDAS

Fronteiras