COBERTURA ESPECIAL - Fronteiras - Terrestre

13 de Outubro, 2016 - 17:00 ( Brasília )

ConeSUL – Comandantes Militares Conhecem o SISFRON

Comandantes militares viagem até Dourados para conhecer detalhes do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (SISFRON).


Redação DefesaNet
Fotos Exclusivas Ademir Almeida



Após dois dias de reuniões em Foz do Iguaçu (11 – 12 Outubro 2016) a Conferência dos Comandantes dos Exércitos do Cone Sul, deslocou-se até Dourados (MS).

O objetivo foi o de visitar a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda Cav Mec), Brigada Guaicurus, que tem sede nesta cidade.

A 4ª Bda Cav Mec sedia o Centro de Comando do Projeto do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (SISFRON). Os visitantes receberam um briefing sobre o SISFRON e também puderam avaliar e verificar os equipamentos e sensores que integram o sistema
.

Visitaram a 4ª Bda Cav Mec as delegações dos Exércitos Argentino, Uruguai, Paraguai e Chile sendo recepcionados pelo General-de-Brigada Lourenço William da Silva Ribeiro Pinho, comandante da unidade.


Os comandantes presentes foram:

- Ejército Argentino - Tenente-General Diego Luís Suñer (Chefe do Estado-Maior Geral do Exército Argentino);

- Ejército de Chile - General-de-Exército Humberto Patricio Oviedo Arriagada (Comandante em Chefe do Exército Chileno);

- Ejército Paraguayo -  Coronel Raul Soza Matinez (adido militar), o General-de-Exército Oscar Luís González Cañete (Comandante do Exército Paraguaio), não viajou a Dourados, porém esteve presente em Foz do Iguaçu, e,  

- Ejército Nacional Uruguayo – General-de-Exército Guido Manini Ríos (Comandante do Exército Uruguaio).

 
Pela parte do Brasil estiveram presentes as principais autoridades do Exército Brasileiro (lista não definitiva):

- Comandante do Exército Brasileiro - General-de-Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas;
- Comandante do Comando Militar do Sul (CMS) – Edson Leal Pujol;
- Comandante Militar do Oeste (CMO) - Gerson Menandro Garcia de Freitas;
- Diretoria Geral de Pessoal  (DGP) - Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, e o,

- Chefe do Escritório de Projetos do Exército - General-de-Brigada Guido Amin Naves.

Objetivos  e Problemas Comuns na Região

 
Os objetivos da Conferência dos Comandantes dos Exércitos do Cone Sul, tem como foco a cooperação e integração das Forças Armadas dos países representados (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai) para a manutenção da estabilidade na região, segundo as palavras do Comandante do Exército Brasileiro Gen Ex Villas Boas.

A Conferência tinha como segundo objetivo  explorar e promover intercâmbios e programas de cooperação que permitam a aproximação desses Exércitos; e estreitar os laços de cooperação e amizade entre as Forças Terrestres do Cone Sul.

Um problema é comum aos países da região é a crescente demanda pelos governos para maior controle das fronteiras. A visita ao centro de Comando do SISFRON, da primeira fase, localizado em Dourados, não foi coincidência.
 
A pressão dos crimes transfronteiriços, em especial o narcotráfico tem assumido uma prioridade nos planejamentos das Forças Terrestres do Cone Sul.



Outras coberturas especiais


Aço - Leopard 1A5Br

Aço - Leopard 1A5Br

Última atualização 18 DEZ, 12:00

MAIS LIDAS

Fronteiras