MD leva comitiva árabe a Dourados (MS) para conhecer o Sisfron

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, estará em Dourados (MS), nesta sexta-feira (12), acompanhado de uma comitiva de embaixadores árabes, para assistir a uma demonstração operacional do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron). Na ocasião, o ministro atenderá a imprensa a partir das 11h (horário local) na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

¹Com o projeto-piloto sendo implantado desde 2014 na fronteira com o Paraguai, mais especificamente na extensão de Mundo Novo a Bela Vista, o Sisfron sofre com o contingenciamento de recursos do governo federal.

Em maio do ano passado, o general Ruy Yutaka Matsuda, comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados – responsável pela implantação do projeto-piloto – disse que até então menos a metade dos recursos previstos para o Sisfron tinha sido liberada.

No dia 7 de dezembro, quando esteve em Dourados para acompanhar a implantação de programas sociais ligados ao Sisfron, executados em parceria com universidades e com o Sistema S e outras empresas, Rebelo garantiu que o contingenciamento não vai comprometer o projeto, considerado o maior do mundo para proteção de fronteiras.

“Ele [Sisfron] não pode ser visto como caro ou barato mas sim como necessário, estratégico e essencial para a defesa do país e o custo corresponde as necessidades. Liberamos recursos para o projeto que está sendo implantado aqui em Mato Grosso do Sul e vamos dar continuidade também a conclusão dentro do calendário que foi estabelecido. O país, no meio de uma situação de ajuste, teve que promover para todos os projetos e programas, mas no caso do Sisfron, nem a sua continuidade e nem seu caráter estratégico foram comprometidos”.

“A contenção de despesas pode atingir novos projetos, mas não vai prejudicar nenhuma ação essencial estratégica já em curso, como é o caso dos submarinos, dos caças da Força Aérea ou da defesa cibernética e do Sisfron, de reponsabilidade do Exército”, afirmou o ministro, em dezembro.

Demonstração do Sistema de Artilharia Antiaérea²

Atendendo à solicitação do Ministério da Defesa, o 2º Grupo de Artilharia Antiaérea realizou, no dia 3 de fevereiro de 2016, uma demonstração à comitiva dos Emirados Árabes Unidos, composta por dois oficiais-generais e seus assessores.

A atividade consistiu em uma palestra e em uma demonstração do Sistema de  Artilharia Antiaérea. Os visitantes assistiram ao funcionamento do material de fabricação nacional (Radar Saber M60 e Centro de Operações de Artilharia Antiaérea – COAAe) e à utilização de uma UT IGLA, além de presenciar as comunicações necessárias para o trâmite da detecção e designação de alvos.

¹ Com Campo Grande News / Helio de Freitas
² Com Agência verde Oliva / CComSEx

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter