COBERTURA ESPECIAL - Fronteiras - Terrestre

27 de Janeiro, 2015 - 09:25 ( Brasília )

Governo do MT e Exército discutem implantação do Sisfron


SINARA ALVARES
Redação/Gcom


O governador Pedro Taques recebeu, nesta segunda-feira (26.01), representantes do Exército Brasileiro em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para discutir a implantação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) e a integração das forças de segurança pública. A intenção é de que as polícias e o Exército trabalhem de forma conjunta para coibir crimes como tráfico de drogas e armas, roubo de veículos e contrabando.

O encontro, que contou com a presença dos secretários de Estado de Segurança Pública, Mauro Zaque, e secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, teve como objetivo a apresentação de detalhes do projeto Sisfron e discutir a implementação do sistema de segurança integrado em Mato Grosso.

Além de destacar a importância do fortalecimento das relações entre o governo estadual e o Exército, o secretário de Segurança Publica, Mauro Zaque, destacou que é fundamental que as forças de segurança estejam integradas para combater o crime. “Essa parceria é fundamental porque não se faz segurança pública sem dar atenção ao que acontece nas fronteiras. Vamos estudar um plano estratégico”, afirmou.

Segundo o general do Comando Militar do Oeste, Juarez Aparecido, a reunião foi importante para discutir a solução de problemas comuns. “O sistema de monitoramento já está operando em Mato Grosso do Sul e queremos expandir para o todo Brasil", explicou.

Sisfron - O Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) é um dos principais projetos estratégicos do Exército Brasileiro e tem como objetivo fortalecer a presença e a capacidade de ação do Estado na faixa de fronteira. Segundo Juarez, o objetivo é auxiliar as forças policiais a combater ilícitos como tráfico de drogas, roubos e contrabando.