Operação Fronteira Sul – Comandante Militar do Sul visita Uruguaiana

No dia 12 de novembro, o Comandante Militar do Sul, General de Exército Antônio Hamilton Martins Mourão, acompanhado do Comandante da 3ª Divisão de Exército, General de Divisão Geraldo Antonio Miotto, e do Chefe do Centro de Operações do Comando Militar do Sul, General de Divisão Fernando Rodrigues Goulart, foi recebido na Guarnição de Uruguaiana, pelo Comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General de Brigada Carlos Jorge Jorge da Costa.

A visita teve por finalidade acompanhar o andamento da Operação Fronteira Sul, nos pontos fixos e itinerantes montados na área da tríplice fronteira sob a égide da “Brigada Charrua”.  

As ações visam intensificar a presença do Exército Brasileiro na faixa de fronteira, e também combater e reprimir os delitos transfronteiriços e ambientais.

A Operação encontra amparo na Constituição Federal, Lei Nr 6.634 (Faixa de Fronteira) de 02 de maio 79, Leis Complementares nº 97 de 1999, 117 de 2004 e 136 de 2010. Assim sendo, o Exército pode atuar com poder de polícia em uma área que compreende uma distância de 150 km das fronteiras brasileiras.

Os Militares vão atuar atentos aos principais crimes nesta área de atuação, tais como: narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos e imigração. A Operação que iniciou oficialmente nesta segunda-feira não tem data para terminar.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter