Área de Operações Sul – Balanço total da Operação Ágata 8

O balanço total da ações executadas na Área de Operação Sul com os dados acumulados nos doze dias da Operação, revela que, foram inspecionados 103.480 veículos, entre automóveis, motos, caminhões, ônibus e embarcações.

Também durante a operação, que aconteceu simultaneamente em pontos estratégicos localizados ao longo dos 16.886 quilômetros de fronteiras brasileiras com dez países, foram realizadas ações de manutenção e reparo de instalações públicas e estradas e atividades sócio-culturais.

Na Área de Operação Sul, cerca de 8 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica participaram da Ágata 8, apoiados por agentes das polícias federal, rodoviária federal, militar e de agências governamentais.

A edição da Operação Ágata deste ano, além da missão de combater os ilícitos transfronteiriços entre o Oiapoque (AP) e o Chuí (RS), contribuiu com o conjunto de ações do governo brasileiro para ampliar a segurança dos cidadãos brasileiros e estrangeiros que virão à Copa do Mundo FIFA 2014.

A operação é coordenada pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e faz parte do Plano Estratégico de Fronteiras (PEF), criado por decreto da presidenta Dilma Rousseff, em junho de 2011. Atualmente, a Ágata conta com a participação de 3 ministérios e diversas agências governamentais, além de aglutinar instituições dos 11 estados da região de fronteira.

A Ágata 8 contemplou também ações cívico-sociais (ACISOS), que levaram atendimento médico, odontológico e hospitalar às populações de localidades carentes. Foram realizados mais de 1400 atendimentos médicos e odontológicos. Durante as ACISOS, foram executadas, ainda, mais de 1000 atividades sócio-educativas.

Veja, abaixo, os principais resultados totais obtidos durante a Operação Ágata 8, no período de 10 a 21 de maio, na Área de Operações Sul:

Ação

Quantitativo

Veículos inspecionados

103.228

Embarcações vistoriadas e/ou notificadas

252

Apreensões contrabando, descaminho, drogas  (R$)

R$ 2.500.000,00

Drogas apreendidas (maconha, haxixe e outros)

980,76 kg

Pessoas revistadas

1.958

Pessoas detidas

16

Patrulhas, Postos de Bloqueio e Controle de Estrada (PBCE) e Postos de Bloqueio e Controle Fluvial (PBCFlu)

716

Ações cívico-sociais (Aciso)

Quantidade de pessoas

Atendimento médico

1450

Atendimento odontológico

1468

Procedimentos diversos

2226

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter