COBERTURA ESPECIAL - Fronteiras - Defesa

19 de Maio, 2014 - 10:20 ( Brasília )

Vice-presidente da República visita as atividades da Operação Ágata 8


Autoridades civis e militares visitaram, no dia 15 de maio, a Área de Operações da Força Terrestre Componente Pedro Teixeira, que atua na faixa de fronteira da área do Comando Militar do Norte durante a Operação Ágata 8.

Compunham a comitiva o Vice-Presidente da República, Michel Temer; o Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim; o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Moura Neto; o Comandante do Exército, General de Exército Enzo Martins Peri, o Comandante Militar do Norte, General de Exercito Oswaldo de Jesus Ferreira; além de membros do Alto-Comando da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, Oficiais-Generais das três Forças e autoridades civis e militares.

Na chegada a Oiapoque (AP), a comitiva teve contato com uma das ações da Operação Ágata: o posto de bloqueio e controle de estradas (PBCE). Em seguida, a comitiva visitou uma Ação Cívico-Social, que proporciona atendimento médico-odontológico, realiza exames laboratóriais, palestras de higiene bucal, dentre outros procedimentos.

Após a visita à Aciso, a comitiva chegou, pelo rio Oiapoque, à Companhia Especial de Fronteira do 34ª Batalhão de Infantaria de Selva, localizada em Clevelândia, onde assistiu a uma explanação sobre a atuação da tropa na Operação e, em seguida, à demonstração de uma abordagem a um garimpo ilegal.

Depois de uma entrevista coletiva, oportunidade em que o Vice-Presidente da República, Michel Temer, enfatizou a importância da Operação Ágata 8, a comitiva embarcou em dois helicóteros para um sobrevoo de reconhecimento da Área de Operações, encerrando a visita.