Marinha do Brasil recebe área para a construção do Batalhão de Operações Ribeirinhas de Ladário

Jornaldiadia.com.br


A Marinha do Brasil por meio do Comando do 6° Distrito Naval recebeu uma área para a construção das edificações do Batalhão de Operações Ribeirinhas de Ladário (BtlOpRibLa). Posicionado ao longo da calha fluvial do Rio Paraguai, em local considerado mais importante e sensível, sob o ponto de vista estratégico, o BtlOpRib  terá papel preponderante na condução de operações ribeirinhas e no controle de margens, contribuindo também, de forma permanente, para o controle das hidrovias pela Marinha.

A área que pertencia a Superintendência do Patrimônio da União de Mato Grosso do Sul (SPU-MS) está localizada na região do Mangueiral, no município de Ladário, mais conhecida como estrada da Codrasa. O terreno possui 213.147,87m².

O Batalhão de Operações Ribeirinhas de Ladário (BtlOpRibLa) substituirá o Grupamento de Fuzileiros Navais (GPTFNLa) que atualmente está localizado no Complexo Naval de Ladário. A transformação do  GPTFNLa em  BtlOpRib denota a preocupação da Marinha com a presença nas calhas fluviais da fronteira Oeste, assim como em ampliar a capacidade da Marinha  em realizar Operações Ribeirinhas e controle de Hidrovias nas principais áreas focais das Bacias Hidrográficas Paraguai-Paraná, nucleadas respectivamente pelas cidades de Corumbá/Ladário e Foz do Iguaçu.

A nova instalação também viabilizará sob o ponto de vista estratégico, o aumento da segurança nas fronteiras, e contribuirá para a proteção do meio ambiente na Área de Proteção Ambiental “Baia Negra”.  

Por: Ascom

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter