COBERTURA ESPECIAL - Fronteiras - Terrestre

06 de Junho, 2013 - 09:36 ( Brasília )

15ª Bda Inf Mec instala Centro de Comunicações durante a Operação Ágata 7


Desde o dia 17 de maio, foi ativado o Centro de Comunicações (C Com) em apoio à operação Ágata 7, em Foz do Iguaçu. Faz parte do C Com, o Núcleo de Experimentação Doutrinária de Comando e Controle da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), que é composto por militares do Comando e da Companhia de Comando dessa Grande Unidade, do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado e do 15º Batalhão Logístico, reforçado por militares da 5ª Companhia de Comunicações Blindada (5ª Cia Com Bld).

Para manter a ligação entre os diversos escalões de comando, durante a operação, são utilizados equipamentos com transmissão em HF, VHF e UHF com criptografia e integração entre sistemas de fonia e dados.

A 5ª Cia Com Bld apoiou a 15ª Bda Inf Mec com um Terminal Terrestre do Sistema de Comunicações Militares por Satélite (SISCOMIS), que foi utilizado para realizar o acesso aos sistemas da EBNet e da Rede Integrada de Telecomunicações do Exército (RITEX), bem como para viabilizar as videoconferências com o Centro de Coordenação de Operações (CCOp) da 5ª Divisão de Exército (5ª DE).

Com o objetivo de fazer a ligação entre as tropas no terreno e o CCOp da 15ª Bda Inf Mec e deste com o CCOp da 5ª DE, foi estabelecida uma rede integrada utilizando equipamentos em UHF digital, antenas repetidoras e conversores de sinal de fonia digital em dados da EBNet, possibilitando uma comunicação em tempo real e com qualidade de recepção de áudio.