COBERTURA ESPECIAL - Front Interno - Defesa

08 de Novembro, 2012 - 15:52 ( Brasília )

CMSE - 2ª DE treina em Ambiente Assimétrico

A 2ª DE realizou, no período de 29 OUTa 06 NOV, o Exercício Agulhas Negras, denominado Operação PARAIBUNA. Foram incluídos vários cenários empregados em Operações Assimétricas.

A 2ª Divisão de Exército realizou, no período de 29 de outubro a 06 de novembro, o Exercício Agulhas Negras, desta vez denominado Operação PARAIBUNA. Este Exercício está sendo realizado na região compreendida pelos municípios de Caçapava, Taubaté, Jambeiro, Natividade da Serra, Paraibuna, Redenção da Serra, São Luiz do Paraitinga e Tremembé, todos situados no Estado de São Paulo.
 
Estão sendo empregados, aproximadamente, 4.000 militares do Exército Brasileiro, de diversos Comandos de Organizações Militares sediadas no Estado de São Paulo e de outros Estados. Estas ações de adestramento têm por objetivo desenvolver a capacitação operacional da tropa, testar os equipamentos, colocar em prova os ensinamentos aprendidos no ano de instrução e exercitar as ações de comando e liderança dos comandantes em todos os níveis.
 
Para o ano em curso, o tema selecionado abordará os Conflitos Assimétricos, no qual se desenvolvem diversos tipos de Operações, incluindo as Operações Humanitárias e as Operações denominadas Interagências. Nesse contexto, o Exercício visará desenvolver capacidades para atuar em cenários contemporâneos complexos, envolvendo conflitos armados ou não, buscando proteger populações civis envolvidas, bem como neutralizar as ações das forças oponentes.
 
O Exercício contará ainda com as participações de representantes da Cruz Vermelha; Defesa Civil; Órgãos de Comunicação e Jornalismo e de Universitários, com intuito de reforçar os fundamentos e praticar a implantação dos modelos de funcionamento das Operações Interagências.

O Comando Militar do sudeste é considerado a “Pronta Resposta Estratégica do Exército Brasileiro. Assim incorpora os BIL (Batalhões de  Infantaria Leve) e principalmente as unidades da Aviação do Exército.