ANÁLISE POLÍTICA DA SEMANA 06 Maio

<header class=”entry-header”>

ANÁLISE POLÍTICA DA SEMANA 06 de Maio

</header>

CONVERSADOR

Resultado de imagem para rodrigo maia

Rodrigo Maia é chamado de “o conversador da República”. O presidente da Câmara conversa com todos e ouve por horas a fio.

SEMPRE PRESENTE

Resultado de imagem para general mourao

Já o General Mourão é conhecido como o comparecedor da República, pois está presente em todas a solenidades em que é convidado.

RENAN, SALVO MAIS UMA VEZ

Resultado de imagem para renan calheiros

A pedido da Procuradora Geral da República, Raquel Dodge, o ministro Faquin mandou arquivar o inquérito contra Renan Calheiros e Rodrigo Maia, no âmbito da Lava Jato.

SITUAÇÃO CRÍTICA

Resultado de imagem para policiais assassinados em sp

O assassinato de policiais militares em São Paulo mostra a empáfia do impiedoso crime organizado contra as forças legais. Provavelmente, o fim dessa situação não virá através da Lei.

NOVA REALIDADE

Resultado de imagem para universidades brasileiras

O corte de recursos do ministério de Educação acontecerá, principalmente, no âmbito das universidades federais. A estratégia é criar condições para que aqueles que frequentam o Ensino Superior passem a pagar pela sua educação, caso não estejam dentro de alguma cota social.

SINCERICÍDIO

Resultado de imagem para paulinho da força

É de domínio público que o Congresso não é, nem de longe, um monastério. Mas a afirmação do deputado Paulinho da Força não pegou bem nem entre os seus pares, que ainda tentam manter uma certa institucionalidade. Em um momento de sincericídio, Paulinho disse que o Centrão quer uma reforma que não garanta a reeleição do presidente.

SINAL AMARELO
Mais uma luz amarela no governo Bolsonaro. A taxa de desemprego subiu para 12,7%, no primeiro trimestre desse ano. Foi pouco mais de 1% em relação ao trimestre anterior. Antes da apresentação desse resultado, o presidente assinou Medida Provisória para reduzir a burocracia de pequenos negócios.

FOGO AMIGO

Resultado de imagem para filhos condecorados

A ala ideológica do Planalto é a que mais traz problemas para a imagem desgastada do governo em setores muito importantes da sociedade. Poucas vezes foi vista tanta disputa interna por espaços.

E a experiência dessa ala com a comunicação institucional é zero. Passam a impressão de completa falta de planejamento, estratégia e vivência com assuntos de administração pública.

Carlos Bolsonaro, aparentemente, parou os ataques ao vice-presidente. Em seu lugar entra o pseudo filósofo e professor de astrologia Olavo de Carvalho, que elegeu como alvo o General Santos Cruz.

Com o país à beira de um ataque de nervos, o presidente da República faria um bem ao Brasil se desestimulasse esses episódios. Pelo contrário, ele condecorou Olavo & Filhos com a Ordem do Rio Branco.O Barão Patrono da Diplomacia deve estar se virando em seu túmulo.

MINISTRO STRIPER

Resultado de imagem para ministro a educação tira a camisa

Se a economia é o forte do ministro da Educação, ele precisa com urgência ouvir com atenção um assessor amigo na área das comunicações. Impulsivo, ele precisa de ajuda de um profissional para organizar a comunicação institucional da sua pasta. Se já tem alguém com esse perfil, precisa acatar sua orientação.

Na semana passada, circulou seu boletim do primeiro ano na Faculdade de Economia. Sentindo-se instado a explicar, ele protagonizou um episódio bem próximo do patético.

Abriu a câmera, contou seu drama pessoal e tirou a camisa para mostrar uma cicatriz, resultado de um grave acidente.

As histórias podem ser contadas de várias maneiras. Tudo depende do ambiente que ocupa o narrador. E, em certas situações, nem tudo precisa ser respondido.

SEM RUMO PARA NOVA IORQUE

Imagem relacionada

Com beligerância poucas vezes vista contra o Brasil, o prefeito de Nova Iorque comemorou o cancelamento do evento em homenagem ao presidente Jair Bolsonaro, que aconteceria na cidade. No entanto, o cancelamento ainda não foi confirmado.

Bill de Blasio, que parece deter o “monopólio das virtudes”, está enroscado em um tumultuado processo de corrupção em sua cidade.

MOSTRANDO A QUE VEIO

Resultado de imagem para ricardo salles

Apesar da aparência serena e da fala mansa, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, vem mostrando muito vigor na luta contra a corrupção em órgãos governamentais, até então tidos como probos e ilibados.

Depois de demitir 21 superintendentes do IBAMA, cancelou uma viagem à Europa para defender, pessoalmente, suas posições frente à carta assinada por mais de 600 cientistas, condenando as investidas do ministro.

COMUNICAÇÃO
Ao contrário da esmagadora maioria dos ministros desse governo, Ricardo Salles sabe como poucos usar a comunicação a favor do governo. Não se furta a nenhuma entrevista, mostra serenidade, conhecimento da pauta e tem poder de argumentação.

Uma das provas de que está no caminho certo é que o superintendente do IBAMA no Amazonas foi preso. Assim, a Polícia Federal, em operação conjunta com o Ministério Público, desarticulou um esquema de corrupção responsável por extração ilegal de madeira na Floresta Amazônica.

UM POUCO DE HUMOR

Imagem relacionada

Durante a entrevista que Lula concedeu aos jornalistas da Folha de S. Paulo, o ex-presidente chamou Monica Bergamo de “minha jornalista”.

FINALMENTE

Chegou a semana em que será, de fato, iniciada a verdadeira discussão sobre a necessária Reforma da Previdência.

Imagem relacionada


COMISSÃO ESPECIAL

Acredito que terá mais de 30 e menos de 40 sessões.
O calendário provável para a apresentação de Emendas, a partir da primeira reunião da Comissão Especial no dia 7 de maio, será até:

10 sessões entre 23 e 28 de maio.
20 Sessões entre 12 e 18 de junho.
30 Sessões entre 4 e 10 de julho.
35 Sessões entre 18 e 23 julho.

Com o recesso previsto para o dia 18 de julho, o prazo pode ser esticado, caso a LDO não seja votada.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter