Operação Leão do Norte – Reunião define desdobramentos em Recife

No dia 12 de dezembro, o Ministro da Defesa, Raul Jungmann, participou de uma reunião no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), momento em que foram abordados assuntos relativos à atual situação e os futuros desdobramentos da Operação Leão do Norte.

Estiveram presentes as seguintes autoridades: Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Artur Costa Moura; Comandante da 7ª Região Militar, General de Divisão José Luiz Jaborandy Rodrigues; Comandante da Força-Tarefa Guararapes, General de Brigada Francisco Humberto Montenegro Junior; Secretário de Defesa Social, Ângelo Fernandes Gioia; Superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, Marcello Diniz Cordeiro; Comandante da Polícia Militar de Pernambuco, Coronel PM Carlos Alberto D’Albuquerque; Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, Coronel BM Manoel Francisco de Oliveira Cunha Filho; Chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Delegado Antônio Barros; Chefe da Casa Militar, Coronel Eduardo José Pereira da Silva.

Operação Leão do Norte

Com um efetivo aproximado de 3.500 militares, a Força-Tarefa Guararapes, composta por militares da Marinha, Exército e Força Aérea, atua na região metropolitana do Recife, na Garantia da Lei e da Ordem (GLO), realizando operações tipo polícia, como patrulhamento ostensivo, revista de pessoal e veículos, e prisões em flagrante delito.

A Operação, intitulada Leão do Norte, iniciou-se no dia 9 de dezembro e tem por objetivo preservar a ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio, com caráter preventivo e repressivo. Essa capacidade de pronta resposta é uma peculiaridade do Soldado brasileiro, graças à sua disponibilidade permanente e à dedicação exclusiva ao serviço da Pátria.

O emprego conjunto das Forças Armadas foi autorizado pelo Presidente da República, Michel Temer, pelo Decreto n.º 8928, de 9 de dezembro, após solicitação do Governador de Pernambuco, Paulo Henrique Saraiva Câmara.

O amparo do emprego das tropas está previsto no artigo 142 da Constituição Federal de 1988; na Lei Complementar 97, de 9 de junho de 1999, que dispõe sobre as normas gerais para a organização, o preparo e o emprego das Forças Armadas; e na Lei Complementar 117, de 2 de setembro de 2004, que estabelece atribuições subsidiárias.

Durante o desenvolvimento da Operação Leão do Norte, o Comandante da Força-Tarefa Guararapes, General Montenegro, possui o controle operacional dos órgãos de segurança pública, permitindo coordenar e atribuir missões a esses órgãos. Um centro de coordenação de operações foi ativado, a fim de facilitar a sincronização das ações entre os envolvidos.

Ministro Jungmann participa de formatura de tropa das Forças Armadas que atuam na Grande Recife¹

Cerca de 1,5 mil militares dos 3,5 mil que estão patrulhando as ruas e vias públicas da Grande Recife participaram de formatura, nesta terça-feira (13), no pátio da 7ª Região Militar (RM), do Comando Militar do Nordeste (CMNE). Na ocasião, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, destacou a importância da participação de cada um nas ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) decretada pelo presidente Michel Temer na semana passada.

“Os senhores não vieram apenas para defender Pernambuco e a sua população. Vieram também para defender a ordem, a democracia e o respeito à lei e à Constituição. Vieram acima de tudo para garantir a paz e a tranquilidade do povo de Pernambuco”, disse.

E continuou: “E vieram a pedido do governador de Pernambuco e por decisão do presidente Michel Temer. Vocês estão trabalhando de forma harmônica e cooperativa com as forças policiais do Estado e com a secretaria de Defesa Social. Por tudo isso, temos orgulho deste trabalho que vocês prestam a Pernambuco e ao Brasil”, afirmou Jungmann.

As tropas federais e os órgãos de segurança pública que integram a Força-Tarefa Guararapes, sob o controle operacional do general Francisco Humberto Montenegro Junior, apresentaram ao ministro Jungmann os meios empregados na Operação Leão do Norte, que chega ao seu 5º dia.

Na ocasião, 1,5 mil militares, dos 3,5 mil que participam da operação, foram perfilados e ouviram atentamente aos discursos das autoridades. Enquanto isso, outros 2 mil permaneceram cumprindo tarefas de patrulhamento e revistas na região metropolitana da capital pernambucana. Além das tropas, Jungmann inspecionou helicópteros, bem como viaturas motorizadas e mecanizadas, além de armamentos e equipamentos utilizados pela tropa.

¹com Assessoria de Comunicação Social (Ascom) – Ministério da Defesa

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter