GLO na Grande Recife: FT Guararapes realiza apronto operacional

A Força-Tarefa Guararapes, que está atuando na ação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na região metropolitana do Recife, realizará nesta terça-feira (13), às 8h, uma formatura-geral de apronto operacional no pátio da 7ª Região Militar, na capital pernambucana. Batizada de Operação Leão do Norte, a Força-Tarefa é composta por 3,5 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica,  e que até o dia 19 de dezembro vai participar de ações policiais como patrulhamento ostensivo, revista de pessoal e veículos e prisões em flagrante delito.

Nesta segunda-feira (12), o ministro da Defesa, Raul Jungmann, encontra-se em visita ao Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), no Recife, para verificar as ações conjuntas das forças militares.

O emprego das Forças Armadas foi autorizado pelo presidente da República, Michel Temer, na última sexta-feira, dia 9, No mesmo dia, tropas federais iniciaram a atuação nas ruas para preservar a ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio. A medida foi adotada porque lideranças da Polícia Militar de Pernambuco ensaiaram uma greve geral.

No último domingo (11), durante o jogo Sport e Figueirense, na Ilha do Retiro, o comandante da Operação Leão do Norte, general Francisco Humberto Montenegro Junior, designou tropas para o patrulhamento terrestre e aéreo, nas imediações dos bairros adjacentes a fim de garantir a tranquilidade do evento e segurança da população.

O ministro Jungmann e o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armas (EMCFA), almirante Ademir Sobrinho, se reuniram no sábado (10), no Palácio Campo das Princesas, com o governador Paulo Câmara, para tratar da segurança na Grande Recife.

Também no mesmo dia,  representantes das Forças Armadas e dos órgãos federais e estaduais de segurança pública (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil) se reuniram no CICCR para que o comandante da Operação Leão do Norte designasse as primeiras ações interagências e o emprego dos militares.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter