Assaltantes Invadem o 23 BLog – Marabá, e Matam Cabo

Fonte Diário do Pará

Uma clara demonstração e um recado às autoridades e ao Estado do Pará foram dadas na noite da última terça-feira (17), quando três assaltantes invadiram um quartel do Exército Brasileiro, tentaram roubar armas do paiol e, consequentemente, o cabo Thiago Rafael Carneiro de França, 21 anos, foi assassinado.

Toda a ação aconteceu dentro do quartel e se desenrolou no 23º Batalhão Logístico de Selva, (B Log Sl) em Marabá. Os assaltantes, segundo informações da polícia, pretendiam roubar algumas armas para, eventualmente cometer roubos a bancos na região, ou até mesmo revendê-las para terceiros. Em princípio, o caso está sendo tratado como homicídio.

Doze militares foram ouvidos em termo de declaração e, por enquanto, nenhum deles foi indiciado.Quanto às circunstâncias do baleamento do militar, o delegado José Humberto de Melo Júnior repassou, ontem pela manhã, que o caso, de fato, lhe chegou como sendo uma invasão ao quartel e, durante uma troca de tiros, o militar foi baleado e morto.

Quanto ao fato de o militar ter sido alvejado pelos assaltantes, surge um grande ponto de interrogação, pois há a hipótese de ele ter sido alvejado por “fogo amigo”.Um diagrama foi descrito para a imprensa pelo delegado José Humberto de Melo Júnior, onde revela esta possibilidade, pois duas equipes de militares do Exército se embrenharam no mato para tentar prender os assaltantes.

Pela hipótese do policial, esta é uma possibilidade real, tanto que ele apreendeu três pistolas calibre nove milímetros e que vão ser periciadas por meio de exame de microcomparação balística com o projétil retirado do corpo do militar.

O resultado da perícia nas pistolas deve ser esclarecedor e pode reforçar ou descartar a hipótese do delegado.O corpo do jovem militar do EB foi velado em uma igreja no bairro Belo Horizonte e deve ser sepultado nesta quinta-feira, no Cemitério da Saudade, na Folha 29, Nova Marabá.

OUTRA

Esta não é a primeira vez que acontece a invasão de uma unidade militar em Marabá. No início do mês de maio de 2011, assaltantes atacaram o paiol do 52º Batalhão de Infantaria de Selva. Naquela ocasião, conseguiram roubar farto material bélico.Dias após este ataque, a Polícia Civil, então comandada pelo delegado licenciado Alberto Henrique Teixeira de Barros, prendeu dez suspeitos deste roubo e recuperou praticamente todo o armamento e equipamento roubado.

CABO ASSALTANTE

Outro episódio não menos estarrecedor envolvendo militares ocorreu no início deste mês, ocasião em que a Polícia Militar prendeu o acusado de ser assaltante, cabo do Exército Brasileiro, Helius Dias Júnior.Ele teria emprestado um carro para João Guilherme Pereira da Silva e Iagho Pereira de Aquino, presos acusados de roubar uma lotérica na Folha 32, Nova Marabá.

FRAGILIDADE

Uma coisa é certa: a invasão dos assaltantes ao quartel do 23º Batalhão Logístico (23º Blog) revela fragilidade no sistema de segurança daquela unidade militar, tanto que, oficiosamente, apenas um soldado mantinha sentinela às proximidades do paiol.

Outra conclusão do policial diz respeito ao fato de o cabo, no momento em que foi atingido, não estar usando colete a provas de balas. “Com certeza, se estivesse usando, estaria vivo”, comentou o policial, relatando que o projétil que atingiu ao militar foi disparado de uma arma curta. Por meio de nota, o Exército Brasileiro se pronunciou a respeito do assunto, mas em nenhum momento admite a eventual invasão dos assaltantes, bem como a suposta tentativa de roubo e nenhuma hipótese de o cabo ter sido morto por “fogo amigo”.

Nota DefesaNet – O 23º Batalhão Logístico de Selva, integra a 23ª Brigada de Infantaria de Selva, unidade fundamental do recém criado Comando Militar do Norte (CMN).

A 23º Bda Inf Sl está localizada na importantíssima região da hidrelétrica de Tucuruí e da ainda em construção Belo Monte.

Leia as matérias relacionadas:

O Brasil como Campo da Guerra Irregular Moderna  2007 DefesaNet Link

BELO MONTE – Tropas do Exército treinam no canteiro de obras Novembro 2012 DefesaNet Link

TOA – Criado o Comando Militar do Norte

Belo Monte contorna críticas e deve ter 28 mil trabalhadores em 2013

SELVA – Navegue no Lago de Tucuruí nos EE-11 Urutu do 23º Esqd C Sl

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter