COBERTURA ESPECIAL - Fidae - Terrestre

29 de Março, 2012 - 11:51 ( Brasília )

MBDA - MISTRAL Sistema de Defesa Aérea Leve


O Mistral 2 é um míssel terra-ar de curto alcance (6 km) capaz de interceptar uma vasta variedade de alvos aéreos, incluindo aqueles com baixo sinal infravermelho. Caracterizado por seu marcante índice de lançamentos de sucesso (93% dos mais de 3.700 lançamentos reais), alta eficiência contra alvos em movimento e aptidão contra aeronaves de asa fixa, helicópteros de baixa atitude, veículos aéreos não tripulados e mísseis de cruzeiro, assim como veículos terrestres em movimento e embarcações.
 
A MBDA desenvolveu uma série de sistemas de armas terrestres, navais e aéreas capazes de operar os mísseis Mistral 2 “Fire and Forget” com miras infravermelhas avançadas. Os sistemas do armamento Mistral são equipados com sensor fotográfico termal para operações noturnas e diárias, e pode ser equipado com o sistema identificação IFF.
 
Sistemas Terrestres
A MBDA desenvolveu o ALBI para a defesa de unidades mecanizadas e blindadas. O ALBI se integra com um lançador duplo que pode ser montado em veículos de blindagem leve. Combina a mobilidade e proteção proveniente do veículo com a singular efetividade e rápido tempo de reação do míssil Mistral. O sistema pode ser montado e operado facilmente por apenas um soldado e pode entrar em ação em segundos após a parada do veículo. Dois mísseis podem ser disparados contra dois alvos diferentes com sucesso em menos de cinco segundos.
 
O ATLAS foi projetado para oferecer mobilidade, flexibilidade, alto poder de fogo e autonomia para as unidades de Defesa Aérea Mistral. O Atlas é um lançador duplo equipado com dois mísseis de pronto disparo. Poder ser instalado em uma vasta variedade de veículos de alta mobilidade (Hummer, UNIMOG, PINZAGAUER, etc.) ou disponível na forma de pedestais. Demora menos de quinze segundos para preparar os sistemas operacionais e menos de cinco segundos para entrar em ação contra dois alvos diferentes.
 
Os lançadores ATLAS e ALBI são equipados com visores termais de 4ª geração IR, possibilitando a detecção de alvos aéreos a distâncias além 15 km, podendo também possuir o dispositivo de identificação IFF. Eles podem ser coordenados através de um MCP.
 
O míssil Mistral também tem funcionalidades nos Veículos de Combate Multifuncionais (VCM) desenvolvidos pela MBDA em cooperação com a Rheinmetall Defense Eletronics, da Alemanha. O sistema foi projetado para atender a crescentes requerimentos por um sistema de armamento de alta mobilidade que possa ser adaptado a diferentes missões. Este primeiro desenvolvimento, que está preparado para uma produção em série, está focado na defesa aérea e carrega quatro mísseis Mistral de pronto lançamento e mais quatro outros mísseis como reserva. O sistema automático de configuração para defesa aérea foi validado por inúmeros testes de lançamento do Mistral, assim como sua capacidade de ação, possibilitando em poucos segundos o acionamento contra dois alvos em direções opostas. Os sucessos destes testes demonstram as habilidades de contra ataque dos VCMs. Como plano futuro, as capacidades dos VCMs serão extendidas para lançamentos de mísseis contra blindados e bunkers.
 
Sistemas Navais
O sistema de lançamentos de mísseis de defesa aérea Mistral 2 pode servir como a principal forma de defesa aérea para navios de guerra de classes menores, como patrulhas e cargueiros, ou como complemento para as capacidades já existentes de embarcações maiores, como fragatas e porta-aviões. Para operar os mísseis Mistral 2 em plataformas diferentes, a MBDA propõe duas formas de lançadores de baixo custo de operação fácil e rápida recarga.
 
O SIMBAD-RC é um lançador duplo de peso leve equipado com dois mísseis de pronto lançamento Mistral 2. Montado em um lançador fixo e controlado em uma sala de operações, é projetado essencialmente para a defesa antiaérea de embarcações de patrulha ou carga. Irá substituir o sistema SIMBAD de operação manual que está em serviço em muitas forças navais do mundo.
 
O TETRAL vem sendo desenvolvido para prover a defesa antiaérea de embarcações de patrulha a até fragatas.  Montado em um lançador fixo e controlado em uma sala de operações, o TETRAL é equipado com quatro mísseis de pronto lançamento Mistral 2 e tem capacidade de ação automática. O sistema já está operando em algumas corvetas.
 
O SIMBAD RC e o TETRAL são equipados com visores termais de 4ª geração IR, possibilitando a detecção de alvos aéreos a distâncias além de 15km. Para a proteção de embarcações de guerra, particularmente em águas litorâneas, de baixa velocidade ou quando estão atracadas, elas se tornam vulneráveis a diversos perigos, principalmente a navios de menor tamanho. Para isso, a MBDA está trabalhando com outro fornecedor para a entrega de um lançador híbrido de míssil Mistral a ser incorporado neste cenário.
 
Sistemas Aéreos
Com base no míssil Mistral 2 “Fire and Forget” e sua mira infravermelha avançada, a MBDA tem desenvolvido o ATAM, o primeiro sistema de mísseis ar-ar com suporte para helicópteros a entrar em serviço.
 
O ATAM é um sistema de mísseis de peso leve que possibilita aos helicópteros a capacidade de interceptar outros helicópteros ou aviões a distâncias superiores a 6km até em alta atitude. Veículos de blindagem leve também podem ser alvos dos mísseis ATAM.
 
O sistema é composto por dois lançadores duplos, provendo quatro mísseis de pronto lançamento aos helicópteros que pode ser disparado pelo sistema de carga de mísseis. É importante ressaltar que pode ser integrado a qualquer modelo de helicóptero de transporte, carga ou ataque.
 
Armado com o sistema ATAM, de uso simples e de manutenção fácil, o helicóptero terá uma capacidade de autodefesa integrada, assim como capacidade de operar missões de combate ar-ar enquanto protege outros helicópteros e forças terrestres.
 
Status de Programa
O MISTRAL tem suas aplicações nas forças terrestres, navais e aéreas, sendo selecionado por mais de 40 forças armadas de 27 países. Mais de 17.000 mísseis foram produzidos



Outras coberturas especiais


Panorama Haiti

Panorama Haiti

Última atualização 17 NOV, 19:40

MAIS LIDAS

Fidae