COBERTURA ESPECIAL - Fidae - Aviação

27 de Março, 2012 - 08:40 ( Brasília )

MBDA apresenta sistemas avançados de mísseis na FIDAE 2012


Versão em Espanhol  Link

A MBDA, líder europeia e player global em mísseis e sistemas de mísseis, vai apresentar seu extenso portfólio de produtos durante a 17ª Feria Internacional del Aire y del Espacio, que será realizada entre os dias 27 de Março e 1º de abril em Santiago, Chile.
 
A participação da empresa na exposição, reforça a importância da América Latina no setor de defesa. "O continente está adquirindo um papel crescente no cenário internacional. Nos últimos anos, vários países da região se envolveram em operações internacionais de manutenção da paz e em atividades que demonstram sua crescente determinação em ter um envolvimento ativo no cenário internacional. Esse objetivo se reflete no desejo da região reforçar os meios necessários para intervir onde e quando necessário. Nesse sentido, acontece o reconhecimento de que é preciso reforçar sua área de defesa, trabalhando com parceiros confiáveis e líderes de tecnologia, como a MBDA", diz Patrick de La Revelière, Vice-Presidente de Vendas para a América Latina da MBDA.
 
"Nesta região altamente importante, nossa estratégia baseia-se no desenvolvimento de parcerias de longo prazo. Nossa política é ser mais do que um mero fornecedor; somos parceiros de desenvolvimento", confirma Revelière. "Por exemplo, a MBDA é uma das poucas empresas no mundo que promove a transferência de tecnologia. Já estabelecemos parcerias de cooperação técnica com diversos países latino-americanos através de empresas locais. Além disso, como um player global, a MBDA é capaz de atender a praticamente todas as necessidades e exigências das Forças Armadas (Aeronáutica, Marinha e Exército)".
 
Desde a sua formação, há dez anos, a MBDA se concentrou na "excelência operacional e cooperação industrial como os melhores meios para proporcionar os últimos avanços em tecnologia militar às forças armadas ao redor do mundo", como afirma Antoine Bouvier, presidente da MBDA. "Em 2011, a MBDA recebeu um feedback muito positivo das campanhas militares no Afeganistão, Líbia e Costa do Marfim sobre os equipamentos e o apoio para as forças armadas. Sucessos como estes confirmam a confiança que nossos clientes depositam em nós".
 
Sistemas Avançados estarão no foco durante a FIDAE
 
Um dos sistemas que serão apresentados durante a exposição é o Mistral Albi, um peso leve, com design 360° que pode ser facilmente operado em associação com o míssil MISTRAL (fire-and-forget, ou atire e esqueça). O sistema é desenhado para a proteção de blindados ou unidades mecanizadas, bem como comboios. Fornece um excelente nível de proteção às tripulações e pode ser facilmente integrado em quase todos os tipos de blindados. Seis ou mais mísseis podem ser carregados no veículo, incluindo dois na torre. O sistema é eficiente devido à combinação de mobilidade e proteção fornecida pelo veículo com a específica eficácia e curto tempo de reação do míssil Mistral. O sistema pode ser operado e configurado muito facilmente por um único atirador e pode atingir um alvo com poucos segundos de parada do veículo. Dois mísseis podem ser disparados sucessivamente em menos de cinco segundos em dois alvos diferentes.
 
Outro sistema desenvolvido pela MBDA que será apresentado na FIDAE é o Brimstone Modo Duplo (DMB, na sigla em inglês), que foi recentemente usado pela Força Aérea Real (RAF), do Reino Unido, durante as campanhas da OTAN na Líbia, bem como no Afeganistão. O sistema é um míssil ar-terra de precisão que pode ser lançado a partir de plataformas fixas e rotativas aladas. O DMB é indicado para uma gama de alvos estáticos e de movimento rápido e, dependendo dos requisitos, pode ser implantado como um fire-and-forget ou um man-in-the-loop.
 
O radar de onda milimétrica da DMB (mm/W) assegura busca de alvos e identificação de operações em baixa visibilidade e em todas as condições meteorológicas. O Brimstone pode ser acionado em uma série de perfis de ataque: direto ou indireto contra alvos individuais, coluna de alvos ou leque de alvos. Este último utiliza uma capacidade de ataque de rajada para múltiplos resultados por disparo. Uma vez iniciada, a plataforma fica livre para se afastar da área alvo ou se dirigir a outro conjunto de alvos. O sistema também possui um laser semi-ativo (SAL), desenvolvido a partir de solicitação da RAF para uma arma precisa de baixos danos colaterais com capacidade adicional man-in-the-loop e para uso em regras restritivas de combate (ROE, na sigla em inglês).
 
Informações gerais
 
Com instalações industriais em quatro países europeus e nos EUA, em 2011 MBDA alcançou um faturamento de € 3 bilhões, com uma carteira de pedidos, em encomendas e contratos futuros, no valor de € 10,5 bilhões. Com mais de 90 clientes das forças armadas do mundo, a MBDA é líder mundial em mísseis e sistemas de mísseis.
 
MBDA é o único grupo capaz de projetar e produzir mísseis e sistemas de mísseis que atendem toda a gama das atuais e futuras necessidades operacionais das três forças armadas (terra, mar e ar). No total, o grupo oferece uma gama de 45 sistemas de mísseis e produtos de medidas defensivas em operação, além de 15 outros atualmente em desenvolvimento.
 
MBDA é organizada em conjunto com a BAE Systems (37,5%), EADS (37,5%) e Finmeccanica (25%).



Outras coberturas especiais


US

US

Última atualização 22 NOV, 10:40

MAIS LIDAS

Fidae