COBERTURA ESPECIAL - Fidae - Aviação

27 de Março, 2014 - 09:45 ( Brasília )

Sagitario é destaque na Fidae 2014


A Atech, empresa do Grupo Embraer Defesa & Segurança, está modernizando todos os centros de controle de tráfego aéreo do Brasil, tendo já implantado o Sagitário (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional) nos centros de controle de área (ACC) de Recife, Brasília, Curitiba e Manaus,  no centro de controle de aproximação (APP) de Brasília e no Laboratório de Simulação para treinamentos de controladores de tráfego aéreo no ICEA, em São José dos Campos.

O projeto de modernização dos APPs com o Sagitario deverá ser concluído dentro de cinco anos, quando esta nova tecnologia estará em operação em 25 APPs do Brasil e em mais um Laboratório de Simulação no Escola de Especialistas de Aeronáutica, em Guaratinguetá.  Desenvolvido em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), o Sagitario marca a evolução do sistema de controle aéreo no Brasil, conhecido como Sistema de Tratamento e Visualização de Dados (STVD). Esta nova solução mostra avanços na comunicação, navegação e vigilância para o comando e o controle do espaço aéreo brasileiro.

O sistema permite sobrepor as imagens meteorológicas à imagem do setor controlado, para acompanhar, por exemplo, a evolução de mau tempo em determinada região. Os planos de voo também podem ser editados graficamente sobre o mapa, possibilitando a inserção, remoção e reposicionamento de pontos do plano de voo e cancelamento de operações, o que permitirá ao controlador acompanhar melhor a evolução do que estava previamente planejado. Além disso, etiquetas inteligentes indicam informações essenciais para o controle de tráfego aéreo por meio de cores diferentes de acordo com o nível de atenção para o cenário.

O SAGITARIO foi desenvolvido com a participação dos próprios controladores, profissionais que atuam na linha de frente do controle de tráfego aéreo, e disponibiliza um conjunto de ferramentas operacionais de apoio à tomada de decisão mais objetiva e ágil, seguindo as melhores práticas e recomendações existentes no mercado internacional, dentre elas os sistemas especificados pela Eurocontrol (Organização Européia para a Segurança da Navegação Aérea).



Outras coberturas especiais


Argentina

Argentina

Última atualização 19 NOV, 21:40

MAIS LIDAS

Fidae