Japão envia material logístico para apoiar Operação Verde Brasil

Lane Barreto


O Brasil vai receber uma doação de material logístico do Governo do Japão, para ser empregado na Operação Verde Brasil. São 330 barracas individuais e 998 colchonetes com isolantes térmicos, que serão entregues ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na tarde desta quinta-feira (19), em Brasília.

De lá, os itens serão enviados para uso de brigadistas do ICMBio e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que estão atuando no combate aos focos de incêndio e aos crimes ambientais, no estado de Rondônia e nas regiões do Parque Indígena do Xingú e da Chapada dos Guimarães.

Cerca de sete mil homens e mulheres atuam no combate às queimadas no âmbito da Operação Verde Brasil. A ação é executada por militares das Forças Armadas, coordenados com órgãos de controle ambiental e de segurança pública, para o combate às queimadas e repressão ao desmatamento da floresta e do garimpo ilegal.

Estão sendo empregados na Operação cerca de 150 viaturas, 60 embarcações e 16 aeronaves. Foram combatidos mais de 500 focos de incêndio, apreendidos aproximadamente 18 mil metros cúbicos de madeira, e lavrados 107 termos de infração, que representam R$ 28 milhões em multas.

Os militares também interditaram quatro madeireiras ilegais dentro da área indígena Alto Turiaçu, destruíram dez acampamentos e oito pontes clandestinas. Apreenderam caminhões, tratores, carretas, motos, motosserras e embarcações utilizadas no desmatamento ilegal ou equipamentos usados em garimpos clandestinos. Paralelamente, realizaram a detenção de pessoas suspeitas, inspecionaram seis aeronaves de um aeródromo e 445 veículos. Além disso, os militares ministraram palestras de conscientização ambiental em escolas, nas localidades de Humaitá (AM) e Apuí (AM).

Apoio internacional

Além do material doado pelo Japão, peritos da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) chegaram ao Brasil, na quinta-feira (12), e encontram-se no estado de Mato Grosso investigando a origem dos incêndios florestais. O trabalho ocorre em parceria com funcionários do IBAMA e do ICMBio.
Três peritos norte-americanos encontram-se na Chapada dos Guimarães, acompanhados por agentes do ICMBio. Outros três especialistas americanos foram enviados ao Parque Indígena do Xingu (MT), onde encontram-se acompanhados por agentes do IBAMA.

Apoia ainda o Brasil, o Chile, com quatro aeronaves civis, modelo Air Tractor 802. Esses aviões atuam no combate a focos de incêndios na região da Serra do Cachimbo, no Pará. O modelo é para uso exclusivo de combate ao fogo, com capacidade de despejo de até 3 mil litros de água e 4 mil quilos de carga.

Um grupo de 11 bombeiros militares de Israel apoiou as ações da Operação Verde Brasil no estado de Rondônia. Os militares estrangeiros executaram patrulhas em conjunto com brigadistas brasileiros do IBAMA, do ICMBIO e do CBM/RO e com a equipe de fiscalização e segurança da Polícia Militar Ambiental e do Exército Brasileiro. Eles contiveram focos de incêndio em uma área de aproximadamente 1.100 km². A equipe israelense já despediu-se, na tarde da terça-feira (10).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter