Peritos americanos chegam nesta quinta para participar da Operação Verde Brasil

Capitão-Tenente Fabrício Costa

Peritos da Guarda Florestal dos Estados Unidos chegarão nesta quinta-feira ao Brasil. Primeiramente, eles desembarcarão em Brasília, a fim de receberem informações sobre a Operação Verde Brasil, no Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa. No dia seguinte, os estrangeiros irão para a Chapada dos Guimarães e para a cidade de Gaúcha do Norte, no Mato Grosso.

Lá se juntarão aos funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Os norte-americanos ficarão no Brasil por quase duas semanas.

Apoio estrangeiro Na última quarta-feira, um grupo de 11 bombeiros militares de Israel, que estava na Região Amazônica apoiando os trabalhos da Operação Verde Brasil, se despediu do Brasil. Os israelenses chegaram em 04 de setembro e ficaram baseados na 17º Brigada de Infantaria de Selva, em Porto Velho (RO).

No estado da Região Norte, os militares estrangeiros atuaram em patrulhas realizadas em parceria com brigadistas brasileiros do IBAMA, do ICMBIO e do Corpo de Bombeiros de Rondônia e com a equipe de fiscalização e segurança da Polícia Militar Ambiental e do Exército Brasileiro.

Por outro lado, os chilenos emprestaram quatro aeronaves civis, modelo Air Tractor 802, para combate a focos de incêndios na região da Serra do Cachimbo, no Pará. O modelo é para uso exclusivo de combate ao fogo, com capacidade de despejo de até e 3 mil litros de água e 4 mil quilos de carga.

Operação Verde Brasil

No 18º dia das ações da Operação Verde Brasil, cerca de 7 mil homens e mulheres atuam no combate às chamas e na ocorrência de ilícitos ambientais nos estados da Região Norte e em parte do Maranhão e Mato Grosso, na área denominada Amazônia Legal. Aproximadamente 170 viaturas, 50 embarcações e 15 aeronaves, incluindo as quatro chilenas, estão sendo empregadas na missão.

Até o momento, foram apreendidos 6.347 metros de madeira. Ao todo, foram emitidos 87 termos de infração, num total de R$ 19.722.928,64 em multas, e 367 veículos foram revistados. As atividades são atualizadas diariamente pelos Comandos Conjuntos do Norte e da Amazônia e concentradas no Centro de Operações Conjuntas, o COC, ativado no Ministério da Defesa a partir da decretação da Garantia da Lei e da Ordem Ambiental (GLOA), pelo presidente da República, em 24 de agosto.

A Operação Verde Brasil é executada por militares das Forças Armadas, coordenados com órgãos de controle ambiental e de segurança pública, para o combate às queimadas e repressão ao desmatamento da floresta e do garimpo ilegal.  

Fotos: divulgação

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter