DCTA comemora 51 anos de criação

Tenente Larissa,  Marina Nascimento

E Major Monteiro

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), sediado em São José de Campos (SP), realizou, no dia 6 de março, a cerimônia alusiva aos 51 anos de sua criação. A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral da Instituição, Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara.

Estiveram presentes na cerimônia Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes e Diretores da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), representantes de empresas, instituições e associações parceiras.  

Durante o evento, foram entregues os prêmios aos Destaques Profissionais do Ano de 2019. Os títulos de Graduado, Praça e Servidor Padrão têm como objetivo destacar e prestigiar aqueles que mais se destacaram no exercício de suas funções.

Foram agraciados a Sargento Especialista em Administração Gyselly Medeiros Ferrine (Graduado Padrão); o Cabo Especializado em Guarda e Segurança Guilherme Almeida Ribeiro (Praça Padrão); e o Técnico em Ciência e Tecnologia Amarildo Franco Barbosa (Servidor Padrão).

Em seguida, personalidades foram agraciadas com o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira (FAB), que visa reconhecer valorosos serviços prestados ao Comando da Aeronáutica por pessoas de fora de sua estrutura funcional. Entre eles, o Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Antônio Divino Moura; o Presidente da Associação Desportiva Classista dos Servidores Civis e Militares do Centro Técnico Aeroespacial (ADCCTA), Salatiel Alves Ferreira Júnior; o Chefe da Coordenação de Eventos  da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, Carlos Roberto Fernandes Esteves; e o Diretor de Relações Comunitárias da Prefeitura, James Domingos.

Na cerimônia, também foi entregue a Medalha Militar de Tempo de Serviço. Criada em 15 de novembro de 1901, a comenda destina-se a recompensar Oficiais e Praças da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da FAB após 50, 40, 30, 20 ou 10 anos de bons serviços prestados à Instituição. Ao todo, 64 medalhas foram entregues, sendo 13 por 30 anos de serviço, 30 por 20 anos, e 21 por 10 anos.

O Diretor-Geral do DCTA, Major-Brigadeiro Potiguara, relembrou a história da criação da Organização Militar, que partiu do sonho do Marechal do Ar Cassimiro Montenegro Filho de criar uma escola de engenharia de excelência e um avançado centro de operações e pesquisa, ressaltando os feitos do Departamento ao longo dos anos. “O conhecimento gerado no DCTA transbordou o campo aeroespacial e foi aplicado em outros campos do conhecimento, entregando produtos como o motor a gás, o motor a álcool, a urna eletrônica, radares meteorológicos e tantos outros”, afirmou.

Fotos: DCTA

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter