Ala 10 realiza cerimônia de encerramento do Programa de Especialização Operacional

Tenente Elias E Tenente-Coronel Santana


A Ala 10, localizada em Parnamirim, região metropolitana de Natal (RN), realizou, nesta quinta-feira (05), a cerimônia militar alusiva ao encerramento do Programa de Especialização Operacional (PESOP) 2019.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e contou com a presença do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral; do Major-Brigadeiro José Maria Custódio de Mendonça; do Major-Brigadeiro Wilmar Terroso Freitas; do Major-Brigadeiro Antonio Guilherme Telles Ribeiro; do Subchefe de Avaliação e Doutrina do Comando de Preparo (COMPREP), Brigadeiro do Ar Sergio Barros de Oliveira; do Subchefe de Planejamento, Orçamento e Gestão Institucionais do COMPREP, Brigadeiro do Ar Adriano Beraldo Andrade; do Subdiretor de Contratos e Convênios da Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Edson Fernando da Costa Guimarães; do Brigadeiro Francisco Rosenélio de Carvalho; do Brigadeiro Cláudio Alves da Silva; do Brigadeiro Carlos Eduardo da Costa Almeida; de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares; e do Graduado Master da Guarnição de Natal, Suboficial Bruno Eduardo de Araujo Vitor. 

"Esta cerimônia marca o início da carreira operacional desses novos pilotos da Força Aérea Brasileira. A partir de agora, eles atuarão nos diversos Esquadrões Aéreos, onde terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e elevar suas qualificações profissionais. Assim, parabenizo a todos por mais esta conquista e desejo sucesso nessa nova fase que se inicia", destacou o Comandante da Aeronáutica.

O Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, destacou que, após a sua formação na AFA, os pilotos passam a adquirir mais competências, habilidades e conhecimentos técnicos para desempenhar as atividades de combate. "Mais uma vez a Ala 10 coloca sua vocação de combate, formando novos Oficiais para uma Força Aérea em franco crescimento e desenvolvimento de novos projetos", ressalta. 

Durante a cerimônia, ocorreu a entrega dos prêmios aos Instrutores e Estagiários Padrão 2019. O prêmio é um reconhecimento aos militares que se destacaram durante o curso. O Capitão Aviador Francisco Samir Araujo Boto, do Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação, foi um dos agraciados como Instrutor Padrão 2019. "Receber essa honraria é uma emoção muito grande e traz a sensação de dever cumprido", declarou.

Já o Tenente Diego Jonatan Bertolo foi um dos agraciados com o prêmio de Estagiário Padrão 2019. "Para mim, é muito bom ter recebido esse prêmio, principalmente pelo reconhecimento de todo esforço e por poder representar os meus amigos que estiveram comigo em todo o curso de especialização", ressaltou.

Também foram entregues os Distintivos Operacionais aos 82 formandos nas Aviações de Asas Rotativas; Caça; Transporte; e IVR: Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, que prestaram o Juramento do Piloto de Combate. Em seguida, a tropa desfilou em continência ao Comandante da Aeronáutica.

PESOP

O PESOP tem por objetivo a qualificação operacional do Estagiário para que ele exerça as funções administrativas e operacionais inerentes aos primeiros postos da carreira. O Programa é composto pelo Curso de Tática Aérea, ministrado pelo Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE); pelo Curso de Especialização Operacional; e pelo Estágio Funcional, realizados no âmbito dos Esquadrões Aéreos da Ala 10.

A qualificação obtida com a conclusão do programa é o passo inicial na carreira do Oficial Aviador. Os novos pilotos seguem, agora, para as Unidades Aéreas operacionais do Comando de Preparo, em todo o país.

Fotos: Soldado Anderson Soares / CECOMSAER

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter