COBERTURA ESPECIAL - Modernização FAB - Aviação

29 de Agosto, 2018 - 10:30 ( Brasília )

Comandante da FAB é premiado por boas práticas em gestão

Troféu é entregue a iniciativas de desenvolvimento de talentos; Organizações da Força também foram homenageadas

Tenente Jonathan Jayme E Coronel Bruno Pedra

O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, recebeu o Prêmio Learning & Performance Brasil - categoria Personalidade do Ano, que reconhece as melhores práticas em desenvolvimento de talentos e gestão de performance nas instituições públicas e privadas brasileiras.

Na cerimônia de entrega realizada nesta segunda-feira (28), em São Paulo (SP), a FAB também foi agraciada por suas atividades de gestão no Comando-Geral de Apoio (COMGAP) e no Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA).

O Conselho de Notáveis da 17ª edição do prêmio escolheu o Comandante da FAB em reconhecimento aos resultados alcançados pela Reestruturação da Força, processo que tem garantido a evolução da FAB, a melhoria contínua dos processos e o aumento da efetividade dos recursos empregados.

De acordo com o Comandante da Força Aérea, as medidas de racionalização e otimização realizadas ao longo dos últimos anos já apresentam resultados e o reconhecimento desse esforço é motivo de orgulho para todos os militares.

"Recebo este prêmio em nome de todos os homens e mulheres que trabalham para controlar, defender e integrar essa imensidão de espaço aéreo e que embarcaram com confiança e abnegação neste voo de transformação da Força Aérea Brasileira", disse.

O Presidente e CEO do Institute for Learning & Performance, Francisco Antonio Soeltl, diz que a iniciativa da Reestruturação mostra a disposição da FAB para inovar e capacitar, considerando cenários futuros. "Nosso objetivo é compartilhar as melhores práticas em projetos que dizem respeito ao desenvolvimento de pessoas e a preparação para que elas tenham um alto desempenho, ajudando suas organizações a obterem melhores resultados", acrescentou.



Exemplo

Em 2018, o ILA completou três participações consecutivas na premiação por suas mudanças de paradigmas e a atuação de equipes multidisciplinares nos cursos de Educação à Distância (EAD). Na modalidade Governamental com foco em learning (aprendizagem, em português), o Instituto foi considerado referência nacional.

O processo ensino-aprendizagem baseado na EAD é praticado pelo ILA desde 1999, tendo capacitados alunos oriundos das mais diversas Organizações Militares do Comando da Aeronáutica, do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil, e, ainda, de Forças Auxiliares e Forças Armadas estrangeiras.

Já o COMGAP recebeu o troféu Iniciativa de Sucesso, com foco em performance, por trabalhar na gestão por competências, com a revisão da estrutura organizacional, o envolvimento de pessoas e a atualização de currículos individuais.


 

FAB realiza nova edição do Projeto Ampliando Horizontes, em Brasília¹

O Projeto Ampliando Horizontes recebeu o professor Antonio Jorge Ramalho da Rocha, nesta terça-feira (28), em uma palestra voltada para oficiais-generais do Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF).

A proposta do evento é promover a interação e o diálogo entre os militares e personalidades formadoras de opinião dos diversos setores da sociedade brasileira.

Atualmente, o palestrante dirige a Escola de Defesa da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), baseada em Quito, capital do Equador, e integra o corpo de professores responsáveis por implantar o Mestrado de Segurança Internacional e Defesa da Escola Superior de Guerra (ESG), do Ministério da Defesa. “Gostaria de provocar reflexão um pouco distanciada, por um ângulo mais distinto, e instigar, com isto, um pensamento um pouco diferente sobre os desafios na nossa região, do nosso país, em um ambiente internacional”, disse o palestrante.

Ramalho abordou a segurança e defesa em um escala global; a América do Sul, num contexto internacional e na política brasileira; e, por fim, fez uma apresentação sobre a Unasul.

“Existe uma necessidade de entendermos a importância da América do Sul para o Brasil, sem nos esquecermos de contextualizar o processo de integração e os conflitos históricos da região”, complementou.

Ao final, o Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, agradeceu ao palestrante, em nome dos oficiais-generais do Alto-Comando, dos demais oficiais-generais e dos oficiais superiores convidados.



¹por Ten Cristiane dos Santos


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Aço - Leopard 1A5Br

Aço - Leopard 1A5Br

Última atualização 17 OUT, 13:00

MAIS LIDAS

Modernização FAB