COBERTURA ESPECIAL - Modernização FAB - Aviação

05 de Abril, 2018 - 10:50 ( Brasília )

Ala 12 realiza cerimônia de incorporação dos Esquadrões Orungan e Pioneiro

Um esquadrão era sediado na Base Aérea de Salvador e o outro na Ala 11

A Ala 12, localizada no Rio de Janeiro (RJ), realizou, na quinta-feira (29/03), a Cerimônia Militar de Incorporação do Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAV) e do Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA).

Entre oficiais e graduados, 92 militares do 1º/7º GAV e 103 do 3º ETA passaram a compor o efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Santa Cruz, integrando, oficialmente, o total de quatro Esquadrões Operacionais subordinados àquela Ala.

As transferências fazem parte do processo de Reestruturação da Força Aérea Brasileira. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Ala 12, Coronel Aviador Alessandro Cramer. Estiveram presentes também o Presidente da Associação Brasileira de Equipagens da Aviação de Patrulha, Major-Brigadeiro do Ar Wilmar Terroso Freitas; o Brigadeiro do Ar Paulo Coutinho de Assis; e o ex-Comandante do 1º/7º GAV, Coronel Aviador Wagner Eustáquio de Araújo.

“Hoje é um dia de muita importância na curta existência da nossa Ala. Nesta data, estamos materializando a chegada de dois novos esquadrões em nossa Organização: o Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação e o Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo.

E para a Ala, Unidade Operacional, nada mais importante que isso, incorporar Vetores Aéreos a serem utilizados em ações de Força Aérea, que é a razão de nossa existência”, ressaltou o Coronel Cramer.




Esquadrões - O 1º/7º GAV - Esquadrão Orungan - foi ativado na Base Aérea de Salvador (BA) em 8 de novembro de 1947.

Operou com os aviões Lockheed B-34 Harpoon, North American B-25J Mitchell, aeronaves americanas P-15 Netuno e P-95 Bandeirulha. Atualmente opera com o P-3AM Orion, composto com o que há de mais moderno e avançado no mundo, em sensores e sistema tático de missão.

Já o 3º ETA - Esquadrão Pioneiro - foi ativado em 1969 na antiga Base Aérea do Galeão (RJ), atualmente Ala 11, e operou com as aeronaves C-47, C-95 Bandeirante e C-97 Brasília.

Atualmente opera com o C-95M, o Bandeirante modernizado, na realização de missões de transporte de tropa e de carga, além de prestar apoio em transportes de órgãos nas regiões Sul e Sudeste do Brasil desde o ano de 2016.




Fotos: Sargento Neubar

VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Dossiê EMBRAER

Dossiê EMBRAER

Última atualização 15 JUL, 18:00

MAIS LIDAS

Modernização FAB