FAB – Operação Coruja

Com o objetivo de garantir melhor visibilidade e eficiência energética dos auxílios luminosos nos aeródromos do Comando da Aeronáutica (COMAER), a Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA) implantou a Operação Coruja, campanha que garante a segurança da navegação aérea com redução de gastos públicos.

A primeira etapa desse plano de modernização foi realizada no Parque de Material Aeronáuti co de Lagoa Santa (PAMA-LS), em Minas Gerais, entre os meses de junho e julho de 2017. O anti go sistema, que usava regulador de corrente constante e lâmpadas incandescentes, foi substituído por luminárias com tecnologia LED e uma fonte de energia PWM (Modulação por Largura de Pulso).

A atualização da estrutura proporciona uma maior confiabilidade do sistema, diminui os custos relacionados com a manutenção, reduz o consumo de energia elétrica e adequa a infraestrutura do sistema de aterramento.

“Como aviador, posso dizer que as mudanças da iluminação da pista de pouso de Lagoa Santa só trazem benefícios. Além de as novas luzes terem uma nitidez maior do que as luzes convencionais, com menores chances de falha, a economia gerada poderá ser muito bem aproveitada pela União e revertida em benefícios para a população”, explica o Tenente Aviador Felipe Carlos Jung Corrêa e Castro.

De acordo com o Comandante da Operação Coruja, Capitão Iran Rosa Xavier, a modernização do sistema foi planejada pela Subdiretoria de Sistemas Operacionais da DIRINFRA, trazendo a redução de custos e melhorias. “O novo sistema apresenta maior eficiência energética, provendo uma intensidade luminosa muito superior, com três níveis de seleção de ajustes e uma redução do consumo de energia elétrica superior a 85%, quando comparado ao antigo sistema.

Além disso, a modernização proporciona uma maior confiabilidade do sistema e reduz, significativamente, o custeio requerido nas atividades de manutenção preventi va e correti va”, afi rma o Capitão Iran. O aeródromo da Ala 8, começou sua modernização em janeiro, e a previsão de término é em abril. O próximo aeródromo a ser modernizado será o da Ala 12, em Santa Cruz (RJ), programado para agosto deste ano.

Operação Camaleão

Em outubro de 2017, entrou em ação a Operação Camaleão, uma campanha de recuperação da pintura dos aeródromos do COMAER, para o aumento do nível de segurança operacional e consequente redução do risco de acidentes.

A recuperação da sinalização horizontal teve sua primeira fase realizada no aeródromo de Guaratinguetá (SP), localizado na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). Já a segunda fase da operação, realizada em dezembro, ocorreu no aeródromo da Base Aérea de Santos (SP). Para 2018, estão previstos os serviços de recuperação da sinalização horizontal dos aeródromos do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS); da Ala 8, em Manaus (AM); da Ala 3, em Canoas (RS); e da Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter