Guerra Eletrônica – Militares da FAB participam de curso

Ten Cynthia Fernandes


Cerca de 70 alunos, sendo 66 militares da Força Aérea Brasileira (FAB), três da Marinha e um do Exército, participam até quarta-feira (20/05) do Curso Doutrinário de Guerra Eletrônica (CDGE). Realizada pelo Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), a capacitação começou nessa segunda-feira (11/04), na Base Aérea de Natal (BANT).

Ao longo de quatro semanas, os alunos participarão de instruções teóricas sobre a evolução da guerra eletrônica, conceitos básicos de radar, medidas de ataque e proteção eletrônica, guiamento de mísseis, entre outras. Além destas, ainda estão previstas instruções práticas no laboratório de guerra eletrônica do GITE, que possui equipamentos modernos com os quais é possível modelar um ambiente complexo na área radar.

Segundo o instrutor, Major Especialista em Comunicações Wellington Guilherme da Silva, o curso ensina o conceito doutrinário da Guerra Eletrônica aos alunos, para que eles possam tirar melhor proveito dos equipamentos embarcados em suas plataformas. "Por mais avançado que seja o equipamento, ele se torna obsoleto com o tempo, mas os conceitos permanecem", complementa.

Durante o curso, serão realizados experimentos para contextualizar os fundamentos de radar, processamento analógico e digital de sinais, rastreio de alvos e bloqueio e despistamento eletrônico de antenas com varredura eletrônica. A reprodução destas situações em laboratório facilita a compreensão de conceitos básicos para tripulações de combate, contribuindo para aumentar a probabilidade de sobrevivência de pilotos e suas plataformas nas várias missões no teatro de operações aéreas.

O Tenente Sérgio Augusto Puhle, do Esquadrão Jambock, é um dos alunos. “Acredito que poderei servir como um elo disseminador de tudo que venho aprendendo aqui. Sou piloto de F-5 e tenho vários equipamentos de guerra eletrônica a bordo. Assim poderei tirar o máximo proveito deles no meu próximo voo", conta.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter