COBERTURA ESPECIAL - Modernização FAB - Aviação

25 de Julho, 2013 - 10:15 ( Brasília )

IAI/ELTA vence licitação da FAB

Empresa fornecerá radares para o controle do tráfego aéreo brasileiro

A IAI/ELTA Systems, de Israel, venceu licitação promovida pela FAB (Força Aérea Brasileira), que selecionou a empresa para ser sua nova fornecedora de radares de controle de tráfego aéreo.  A decisão foi divulgada em comunicado da CABW(Comissão Aeronautica Brasileira em Washington DC), no último dia 9 de julho de 2013. O valor do contrato da ordem de US$ 87 milhões, é menor que a proposta mais cara que foi oferecida e está abaixo do orçamento planejado.

O contrato prevê ainda uma parceria entre a vencedora com as empresas brasileiras Mectron e a IACIT --  ambas de São José dos Campos. O processo licitatório durou 12 meses  e contou ainda com a participação da Thales (França) e da Indra (Espanha).

Após avaliar as competências técnicas e a proposta de preço de cada companhia, a FAB optou pela IAI/ELTA por ter sido a proposta com maior pontuação, principalmente no que se refere às especificações técnicas, que atendiam amplamente todos os requisitos solicitados pelo cliente.

Dentre as solicitações da FAB, a empresa deveria apresentar um sistema de radar mais moderno, com histórico de desempenho comprovado e a um preço comercialmente viável. O novo radar que será utilizado pela FAB é o ELM-2084AD, que tem capacidade para detectar e rastrear todos os tipos de alvos aéreos dentro de todo o volume de vigilância nos céus do Brasil. Esse radar já esta em produção em serie, com mais de 50 unidades produzidas e instaladas em diferentes países.

O radar selecionado permite à FAB conduzir simultaneamente, sem comprometer o desempenho ou a detecção de precisão, o gerenciamento efetivo do tráfego aéreo comercial, a vigilância contínua para aeronaves, missões de defesa aérea, controle e vetorização de aviões militares.

Sobre a IAI/ELTA

A IAI/ELTA já participa de projetos com a Marinha brasileira, além da FAB, respectivamente nos projetos A-4 e P-3 e na  manutenção de motores para o mercado de aviação civil. Também forneceu veículos aéreos não tripulados para a Polícia Federal.



Outras coberturas especiais


Nuclear

Nuclear

Última atualização 20 SET, 16:30

MAIS LIDAS

Modernização FAB