COBERTURA ESPECIAL - Modernização FAB - Aviação

19 de Fevereiro, 2001 - 12:00 ( Brasília )

EMBRAER recebe os primeiros aviões F-5 da FAB para programa de modernização.


São José dos Campos - 19Fevereiro 2001 -Dois caças supersônicos Northrop F-5 da Força Aérea Brasileira pousaram às 11h00 desta segunda-feira (19/2) no Aeroporto de São José dos Campos, SP, para início do programa de modernização e reaparelhamento. A execução do programa, denominado F-5BR e aprovado recentemente pelo Senado Federal, caberá à Embraer, com supervisão do Comando da Aeronáutica.

Informe EMBRAER


O programa, orçado em US$ 285 milhões, envolve 47 unidades entre o F-5E monoposto e o F-5F biposto, de um e dois lugares, respectivamente. Será aplicado aos aviões novo pacote de aviônicos, ou eletrônica de bordo no jargão aeronáutico, sistema de navegação/armamentos/autodefesa, sistema de computadores, radar multímodo e qualificação dos armamentos padrão da FAB.

Desenvolvido em conjunto com a Elbit, de Israel, especializada no desenvolvimento de aviônicos para o mercado de Defesa, o programa F-5BR será executado ao longo dos próximos cinco anos. As duas aeronaves F-5 que pousaram hoje em São José dos Campos vieram do Esquadrão "Pampa", da Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul.

Os Northrop F-5E e F-5F foram incorporados à FAB no início dos anos 70 e serão atualizados de modo a assegurar a vida operacional do F-5BR por mais 15 anos. "Este é o primeiro programa de modernização e reaparelhamento da Força Aérea Brasileira, ao qual a Embraer está dedicando especial atenção, pelo que ele representa tanto para a FAB quanto para a nossa empresa. Estamos muito orgulhosos de poder prestar este serviço à área de defesa do Governo Brasileiro, contando com a inestimável parceria da Elbit", disse o Vice-Presidente da Embraer para Mercado de Defesa, engenheiro Romualdo Barros, momentos após a chegada dos aviões.



Outras coberturas especiais


Doutrina Militar

Doutrina Militar

Última atualização 21 NOV, 16:30

MAIS LIDAS

Modernização FAB

5