F-5BR Governo Brasileiro autoriza programa da FAB

Informe EMBRAER

São José dos Campos 5 janeiro 2001 – Em 30 de dezembro último, o SENADO FEDERAL aprovou o financiamento para o Programa F-5BR da Força Aérea Brasileira (FAB). O programa, orçado em US$ 285 milhões, prevê completa modernização dos F-5E/F da FAB, incluindo novo pacote de aviônicos, sistema de navegação/armamentos mira/autodefesa, sistema de computadores, radar multi-modo, e atualização estrutural e da qualificação dos armamentos padrão da FAB. O programa foi desenvolvido em conjunto com a Elbit, uma empresa israelense especializada no desenvolvimento de aviônicos para o mercado de Defesa.

A solução Embraer-Elbit foi escolhida devido a:

Tratar-se de projeto moderno e atualizado, que incorpora tecnologia de última geração, tornando o F-5BR tão avançado quanto todos os novos caças de 4a geração;

Proporcionar a melhor relação custo-qualidade operacional;

Além do baixo custo de aquisição e de operação, apresentar as melhores características técnicas para os requisitos da FAB;

A solução com os sistemas aviônicos/navegação/armamentos mira/autodefesa do F?5BR ser baseada em total comunalidade com os programas ALX e AMX-T (também para a Força Aérea Brasileira);

Este programa pode ser realizado em prazo curto, a preços adequados tanto competitivamente quanto ao custo para a FAB.

Os destaques do Programa F-5BR

A solução F-5BR é, de longe, o mais moderno e adequado programa de atualização para o F-5E/F. Ela inclui a última tecnologia disponível, com a capacidade técnica de ambas empresas para desenvolver a solução certa para os cenários operacional e orçamentário da Força Aérea Brasileira.

Todos os aviões F-5E/F serão atualizados de modo a assegurar a vida operacional do F-5BR por mais 15 anos.

Tecnologia de 4a Geração – A cabine totalmente provida de displays proporciona baixo esforço para o piloto e foi projetada para todas as condições de tempo, dia e noite, encontradas em todos os teatros de operação. A cabine oferece dispositivo de manche e manete de potência combinados (HOTAS), dois computadores de alto desempenho e um sistema integrado de navegação INS/GPS.

Três MFDs (Mostradores Multifuncionais) em cores e leitura HUD (mostrador projetado à frente/painel de controle à frente) levam ao que melhor existe em interface homem-máquina.

Todos os sistemas e iluminação do F-5BR foram projetados para missões noturnas. Um vídeo VHS-C grava todos os dados pertinentes de dados e áudio para reprodução em vôo ou no solo.

A tecnologia de 4a geração permite que o F-5BR inclua HMD (mostrador montado no capacete), link para dados, Sistema de Planejamento de Missão, AACMI (Instrumentação Autônoma para Simulação e Avaliação de Manobras de Combate) e capacidade para treinamento virtual de vôo.

Um avançado radar multi-modo para medição de distância Ar-Ar, Ar-Terra e Ar-Mar, busca, rastreamento, rastreamento com varredura e combate aéreo será instalado no F-5BR, proporcionando condições de precisão, eficácia e auto-defesa. Permitirá rápida e efetiva operação do F-5BR.

Desempenho – O avião mantém as mesmas características operacionais comprovadas em combate dos F-5E/F que já estão em operação no Brasil, porém extremamente melhoradas e aperfeiçoadas por meio dos novos sistemas incluídos na solução Embraer-Elbit.

Sistemas de armamentos – O avião terá boa quantidade de armamentos convencionais e/ou inteligentes usados nos caças de nova geração, compatíveis com mísseis Além de Alcance Visual (BVR), bombas guiadas a laser, mísseis balísticos etc., e sensores para missões diurnas/noturnas sob qualquer tempo.

O F-5BR será compatibilizado com o armamento padrão da FAB existente no inventário, como o míssil ar-ar de pequeno alcance MAA-1, bem como bombas e pods.

Sistemas de Auto-Defesa – Contra-medidas eletrônicas (ECM) testadas em combate, mais Receptor de Aviso de Radar (RWR) estão disponíveis. Baixa Assinatura Radar e assinatura infra-vermelha reduzidas garantem baixa suscetibilidade de detecção do avião.

Logística – Os programas de manutenção baseados nas condições dos aviões são baseados em equipamentos e componentes de última geração. Um Equipamento de Função BIT permite localização de falhas e sistema de diagnóstico que leva a reparações rápidas, garantindo elevada confiabilidade de vôo.

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