Fundação EZUTE firma parceria técnico-científica com o ITA

Foi assinado na quinta-feira (1), em  São José dos Campos (SP), um Termo de Cooperação Técnico-Científica entre a Fundação EZUTE e o ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, com objetivo de realização de programas e projetos específicos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, intercâmbio de informações técnicas e científicas, capacitação de pessoal, realização de cursos e conferências, e utilização de laboratórios, oficinas e outras dependências e instalações necessárias para o desenvolvimento das atividades previstas.

 

Como primeiro projeto do acordo de cooperação, será realizado um estudo relacionado ao desempenho aerodinâmico de um míssil transônico. Um modelo em escala reduzida será objeto de ensaio pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço, com acompanhamento da Fundação EZUTE e do ITA, para determinação das características aerodinâmicas do míssil. Esse tipo de ensaio é executado normalmente no exterior, e o objetivo deste projeto é contribuir para o desenvolvimento e consolidação de capacitação nacional para esse ensaio.

 

“A cooperação desenvolvida com o ITA reafirma nossa busca de interação com a academia e outros institutos de ciência e tecnologia, e reforça o papel de honest broker da Fundação EZUTE como parceira em projetos que envolvem conhecimentos estratégicos sensíveis em pesquisa, desenvolvimento e inovação, que sejam relacionados com a soberania do país”, destacou o presidente da Fundação Ezute, Eduardo Marson.

 

Além do presidente da Fundação Ezute, participaram do evento de assinatura do Termo de Cooperação, Antonio Pedro Timoszczuk, diretor de Inovação e Marcos Jose Mahler de Araujo, gerente de produção do mercado de Defesa e Espacial da Ezute, o Prof. Anderson Ribeiro Correia, reitor do ITA, Solange Maia Correa, relações institucionais do ITA, o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, diretor-geral do DCTA, o Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, vice-diretor do DCTA e o Cel R1 Carlos Alberto dos Santos, relações institucionais do DCTA.

 

Sobre a Fundação EZUTE

Organização privada e sem fins lucrativos, tem como missão contribuir para a transformação das organizações brasileiras, especialmente as públicas, melhorando sua efetividade. Apoia todo o ciclo de vida de programas e projetos, principalmente os voltados às áreas de defesa, saúde, educação, meio ambiente, segurança pública, mobilidade urbana e parcerias público-privadas (PPPs). Sua atuação acontece por meio da aplicação da metodologia de Systems Engineering; da Gestão de Projetos Complexos; da Absorção, Gerenciamento e Transferência do Conhecimento Adquirido; de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; e de Ensino e Capacitação.

Tais competências fizeram com que a Fundação Ezute participasse de diversos projetos de alta complexidade e grande expressão nacional, entre eles: o Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), da FAB; o Sistema de Monitoramento da Amazônia Azul (SisGAAz), o Programa de Míssil Antinavio (MANSUP) e o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), da Marinha; e o Sistema Integrado de Gestão da Saúde (SIGA-SAÚDE) e o de Bilhete Único, ambos do Município de São Paulo. Site: www.ezute.org.br

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter