COBERTURA ESPECIAL - Eventos - Segurança

01 de Março, 2013 - 22:48 ( Brasília )

BSB - Mais de 10 órgãos reforçarão segurança na Capital



Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

 


Brasília – Mais de uma dezena de órgãos e agências federais e distritais trabalharão em conjunto na segurança da capital federal durante a Copa das Confederações, em junho deste ano, e a Copa do Mundo, em 2014. Em Brasília, que será sede de abertura da Copa das Confederações e receberá sete jogos do Mundial de Futebol, as Forças Armadas destacarão 3 mil homens especificamente para os grandes eventos. Além do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, as forças policiais e o Departamento de Trânsito, que fazem parte do sistema de defesa e segurança integrado, reforçarão suas ações na cidade.

Segundo o comandante militar do Planalto, general Gerson Menandro Garcia de Freitas, militares especializados em diversas áreas executarão ações de contraterrorismo e de defesa aeroespacial, fluvial, cibernética, química, radiológica e nuclear, além de fiscalizar explosivos. Antes da Copa das Confederações, haverá simulações para treinamento do pessoal e, no dia 25 de maio, será feito o ensaio geral no Estádio Nacional Mané Garrincha, palco dos jogos.

Apesar de os órgãos já se reunirem há seis meses, hoje (28) foi feito o primeiro encontro de integração da defesa de área, de inteligência e segurança pública e defesa civil. Segundo o delegado da Polícia Federal Victor Campos, que coordenará a atuação integrada das forças policiais, a intensificação do trabalho para os eventos não vai gerar insegurança em lugares afastados.

“Os órgãos passam a trabalhar de forma conjunta para que os jogos ocorram de forma tranquila e festiva. Vai ser planejado e não vai desguarnecer outras áreas do Distrito Federal”, disse Campos. Para aumentar o efetivo de plantão sem fazer novas contratações, não serão concedidas férias, nem dispensas, durante o período das competições.

Nos dias de jogos, algumas vias de trânsito próximas ao estádio terão acesso controlado ou haverá desvios com cerca de seis horas de antecedência. Segundo o gerente de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, Luiz Carlos Souto, a via que circula o Parque da Cidade funcionará apenas no sentido anti-horário e o local será o estacionamento oficial dos torcedores que decidirem ir de carro.

Souto disse que o Detran trabalha com a possibilidade de ser decretado feriado nos dias de jogos e que haverá controle de tráfego nas principais vias para evitar congestionamentos. Souto alerta que o momento festivo, com confraternizações que devem chegar até a Esplanada dos Ministérios, não eximirá os motoristas de penalidades. “Faremos fiscalização de estacionamentos e usaremos os etilômetros [bafômetros] após os eventos.”

O entrosamento entre as forças militares e policiais e o treinamento que está sendo feito ajudará o país a atingir um novo patamar em defesa. O general Menandro, que coordena as ações de defesa, disse que a Copa e os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, farão o Brasil entrar definitivamente na agenda mundial dos grandes eventos. Para as Forças Armadas, será uma “oportunidade de melhorar seu aparelhamento, tanto em termos de equipamentos quanto de capacitação”.



Outras coberturas especiais


Doutrina Militar

Doutrina Militar

Última atualização 18 OUT, 00:30

MAIS LIDAS

Eventos