Defesa cibernética nos grandes eventos é tema de debate em seminário na capital federal

Profissionais de tecnologia da informação e segurança digital discutirão desafios e perspectivas da área para os próximos anos no 3º Seminário de Defesa Cibernética, que ocorrerá de 24 a 26 de outubro, em Brasília (DF).

Promovido pelo Ministério da Defesa, o evento reunirá especialistas do Brasil e de outros países, que debaterão temas relacionados à estratégia de segurança e defesa para os grandes eventos, capacitação de recursos humanos no segmento e investimentos cibernéticos do setor empresarial.

O objetivo da iniciativa é fomentar a discussão, a reflexão e a troca de experiências entre instituições públicas, organizações militares e civis, além de integrantes do meio acadêmico – nos âmbitos nacional e internacional – que tenham relação com o tema.

A cerimônia de abertura contará com a participação dos ministros da Defesa, Celso Amorim, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.

As experiências adquiridas com a atuação de segurança e defesa cibernética durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada em julho deste ano, no Rio de Janeiro, serão apresentadas no encontro. Esse será um dos campos de atuação das Forças Armadas durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Entre os palestrantes do seminário estão o professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (UnB), Jorge Henrique Cabral Fernandes; a professora da Universidade de São Paulo (USP), Brasilina Passareli; o representante do governo britânico, Martin Howard, e o consultor do governo americano, Richard Clarke. O evento será no auditório Marcello Rufino, no Quartel General do Exército, no Setor Militar Urbano, em Brasília.

Veja abaixo a programação

Dia 24 de outubro, quarta-feira

Tema: Grandes Eventos
9h – Abertura – Ministério da Defesa
10h20 – Possibilidades e Perspectivas em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Setor Cibernético Brasileiro: Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
11h20 – A coordenação do Setor Cibernético na Defesa
14h – “Estratégias de Estado para segurança e defesa cibernética em grandes eventos” – Ministério das Relações Exteriores – Ministério da Justiça – Comitê Gestor da Internet
15h40 – “Rio + 20: lições aprendidas” – Centro de Defesa Cibernética / SERPRO

Dia 25 de outubro, quinta-feira

Tema: Capacitação
9h – “A Marinha do Brasil no Desenvolvimento de Competências para o Setor Cibernético”
10h – “A Força Aérea Brasileira no Desenvolvimento de Competências para o Setor Cibernético”
11h – “O Exército Brasileiro no Desenvolvimento de Competências para o Setor Cibernético”
14h – “Iniciativas para a captação de recursos humanos para o Setor Cibernético” – Universidade de Brasília e Universidade de São Paulo
15h20 – Iniciativas para a captação de recursos humanos para o Setor Cibernético – Instituto CESAR (Recife/PE) e Hacker To Hacker

Dia 25 de outubro, sexta-feira

8h30 / 10h – Palestrante internacional
10h40 – “Investimento e soluções para o Setor Cibernético no Brasil: uma perspectiva empresarial”- Representantes das empresas Módulo, Decatron, Bluepex e Dígitro.
12h – Palestrante internacional
13h20 – Encerramento

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter