Comando da Aeronáutica apresenta à imprensa ações para a Copa América 2019

Denise Fontes,  Tenente Jonathan Jayme E Capitão Monteiro

O Comando da Aeronáutica realizou, nesta segunda-feira (10/06), uma coletiva de imprensa para apresentar as ações para a Copa América 2019 e a ativação da Sala Master de Comando e Controle, no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no Rio de Janeiro.

O Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, destacou a importância do trabalho de coordenação e integração entre os diversos órgãos envolvidos.

“A Sala Master reunirá em sistema de plantão 24 horas, no período de 10 de junho a 16 de julho, órgãos governamentais e entidades aeronáuticas para coordenar ações relativas ao espaço aéreo e aos aeroportos, visando garantir a segurança dos usuários por meio do gerenciamento de informações e do processo de tomada de decisão colaborativa”, explicou o oficial-general na abertura do evento.

Devido à experiência positiva comprovada durante a execução de eventos anteriores como a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude, a Copa do Mundo da FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, mais uma vez a Sala de Comando e Controle foi ativada.

O Chefe do CGNA, Coronel Aviador Sidnei Nascimento de Souza, apresentou os Procedimentos de Gerenciamento de Navegação Aérea para a Copa América 2019. “No transcorrer das atividades desenvolvidas na Sala Master, todas as informações sobre a chegada, os deslocamentos e a partida de autoridades e delegações serão compartilhadas. O planejamento tem como foco a segurança e a manutenção de um fluxo de tráfego aéreo rápido, seguro e ordenado”, afirmou.

Integram o grupo representantes do DECEA, da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do Ministério da Infraestrutura, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), do Comitê Organizador Local (COL), do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO), da Polícia Federal, da Receita Federal, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), das empresas concessionárias de aeroportos e de representantes da aviação executiva.

A atuação integrada e coordenada permitirá o compartilhamento de informações em tempo real entre os oito aeroportos das cinco cidades-sede (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre).

Fotos: Luiz Eduardo Perez e Fábio Maciel  / DECEA

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter