Ministros do GSI e da Defesa participam de reunião no Centro de Inteligência dos Jogos

Os ministros Sergio Etchegoyen, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, e Raul Jungmann, da Defesa, estiveram na manhã desta terça-feira – 9 de agosto –, no Centro de Inteligência dos Jogos (CIJ) para participar da reunião do Comitê Executivo de Segurança Integrada (CESI).

O CESI reúne-se periodicamente para tratar de temas relacionados à segurança dos Jogos. É integrado por representantes da Inteligência, da Defesa, da Segurança Pública, da Casa Civil, do estado e do município.

Hoje foram abordados pontos como transporte, bloqueios de vias e mobilidade urbana; ampliação da área de atuação das Forças Armadas na cidade do Rio de Janeiro – via decreto de emprego das Forças em Garantia da Lei e da Ordem (GLO); coordenação das Forças com órgãos de Segurança Pública; e segurança nas instalações.

Comitê

Baseado no modelo de governança aprovado pela Presidência da República em 2015, o CESI atua nacionalmente e sua função é garantir a sinergia entre os diferentes eixos responsáveis pela Segurança dos Jogos.

A ABIN é representada no CESI pelo diretor-geral, Wilson Roberto Trezza; a Defesa tem a participação do Almirante Ademir Sobrinho, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; e, pela Segurança Pública, participa o Secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Andrei Rodrigues.

O Subsecretário Extraordinário de Grandes Eventos, Roberto Alzir Dias Chaves, e o diretor de Operações da Cidade do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos Rio 2016, Leonardo Maciel, representam, respectivamente, estado e município.

O general Luiz Felipe Linhares, chefe da Assessoria Especial de Grandes Eventos das Forças Armadas, também participa das reuniões do CESI.
 
Integração

Segundo o ministro Etchegoyen, “o papel do Comitê é apontar os desafios e superá-los com apoio mútuo de todos os envolvidos na operação de Segurança”. De acordo com ele, “temos tido exemplos claros de como a integração tem atingido seus objetivos”.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter