COBERTURA ESPECIAL - Eventos - Segurança

01 de Agosto, 2016 - 12:00 ( Brasília )

Tecnologia de comunicação crítica para os próximos desafios de segurança pública no Rio de Janeiro

Mais de 16 mil novos rádios digitais portáteis, móveis (nas viaturas) e fixos serão utilizados nas comunicações críticas dos órgãos de segurança, emergência e defesa (Exército) para manter a segurança de milhões de habitantes e visitantes

Forças militares irão usar as comunicações de missão crítica da Motorola Solutions  e as forças de segurança pública do estado do Rio de Janeiro irão usar rádios TETRA para ajudar a garantir a segurança de milhões de habitantes e visitantes.

O Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro (CICC) e o Centro de Operações do Exército (COp) vão trabalhar juntos para reunir informações de inteligência para ações conjuntas, como proteção de delegações, gerenciamento de protestos, prevenção a incidentes e atividades de rotina. Além disso, o COp terá total visibilidade com localização em tempo real dos seus agentes em campo.

Comunicações de missão crítica são essenciais para órgãos de segurança pública, especialmente em períodos de alto tráfego de rede. Mesmo em situações como desastres naturais ou emergências graves, as soluções para segurança pública da Motorola Solutions são projetadas para fornecer comunicações integradas e seguras que não estão disponíveis em sistemas comerciais.

“Ter uma solução de rádio ultrarresistente, que garante a comunicação em qualquer cenário, que promove tempo de resposta imediato e possui sistema seguro de criptografia - é de extrema importância nas operações das Forças de Segurança, tanto em grandes eventos como em operações de rotina”, explica Edval Novaes, subsecretário de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Segurança.

Segundo Felipe Drumond Moraes, Tenente-coronel do Batalhão Escola de Comunicação do Exército Brasileiro, “com a expansão do sistema que estava em operação na cidade do Rio de Janeiro temos uma ótima tecnologia disponível para as comunicações de rádio, permitindo a integração entre nossos militares, localização GPS e a possibilidade de trabalhar com grupos unificados, de modo a agilizar e melhorar a prevenção e resposta a incidentes”. Moraes enfatiza, “Nós tivemos ótimas experiências em grandes eventos passados em que utilizamos a mesma tecnologia de comunicações e estamos confiantes no desempenho do sistema para os próximos desafios”.

Os terminais de rádio da Motorola Solutions fornecem aos órgãos de segurança pública comunicação unificada, em tempo real. A série APX ™ e os rádios TETRA são projetados para segurança pública, incluindo recursos como proteção contra choques, poeira e submersão em água, algums dos radios tem recurso de programação por rede sem fio, localização GPS, Bluetooth para utilização de acessórios sem fio, áudio claro, mesmo em ambientes de ruído extremo, botão de emergência que aciona socorro com apenas um toque, entre outras funcionalidades.

“A Motorola Solutions sabe da importância de uma ação unificada, rápida e segura às operações táticas e de rotina, que sempre podem contar com o rádio como seu maior aliado. Nossos serviços e equipamentos estão presentes em muitos dos maiores desafios de emergência e segurança pública ao redor do mundo e estamos orgulhosos em ajudar o estado do Rio de Janeiro a proteger seus cidadãos e visitantes”, diz Elton Borgonovo, gerente geral da Motorola Solutions Brasil.



Outras coberturas especiais


Doutrina Militar

Doutrina Militar

Última atualização 17 OUT, 00:38

MAIS LIDAS

Eventos