EB – CDA de São Paulo realiza apronto operacional para os Jogos 2016

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o Comando de Defesa de Área (CDA) de São Paulo realizou, na manhã de 18 de julho, no Quartel-General do Ibirapuera, um apronto operacional das tropas que atuarão no Estado.

A atividade contou com a presença de diversos oficiais-generais, dentre eles o Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, General de Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas, que, em seu discurso, destacou a preparação das tropas para os Jogos. "Estamos desenvolvendo uma doutrina em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear, além de construir uma íntima integração entre as Forças Armadas, as agências e os órgãos de segurança pública", enfatizou o General.

O Gen Menandro também citou a grandiosidade do desafio que as Forças Armadas terão nos Jogos Rio 2016 e reforçou a importância estratégica da segurança no Estado de São Paulo para o bom andamento desse mega evento em solo brasileiro. "São Paulo será o portal de entrada para diversas delegações nesses Jogos", lembrou.

Entre as tropas formadas no apronto operacional, estavam militares da Força Tática do Batalhão de Ações de Comandos; do Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar (da Marinha do Brasil); e da Força de Resposta Inicial do 8º Batalhão de Polícia do Exército.

Diversas autoridades civis prestigiaram o evento, como o Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência em São Paulo, Dr Waldir Michelone; o Secretário de Segurança Pública do Estado, Dr Mágino Alves Barbosa Filho; o Comandante da Polícia Militar do Estado, Coronel Ricardo Gambaroni; além de representantes da Polícia Civil e da Guarda Civil Metropolitana e amigos do Exército.

Campinas (SP) – No período da tarde, a comitiva do Gen Menandro seguiu para Campinas, onde ocorreu o apronto operacional da Força Tarefa (FT) Henrique Dias, na sede do 28º Batalhão de Infantaria Leve (28º BIL). Além das tropas do 28º BIL, militares do 2º Batalhão de Polícia do Exército e do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado estiveram presentes.

Em seguida, houve uma visita ao Centro de Instrução de Operações de Garantia da Lei e da Ordem, Unidade de referência do Exército Brasileiro em operações dessa natureza.

A FT Henrique Dias poderá ser empregada, durante os Jogos, como força de contingência e na proteção de estruturas estratégicas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter