COBERTURA ESPECIAL - Eventos - Terrestre

14 de Julho, 2016 - 11:10 ( Brasília )

Reconhecimento da Transolímpica é realizado pelo GUES-9ª Bda Inf Mtz


O Grupamento de Unidades Escola-9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs-9ª Bda Inf Mtz) realizou, no dia 9 de julho, um reconhecimento da via expressa Transolímpica, no trecho compreendido entre o seu entroncamento com a Avenida Brasil e o bairro Curicica, na cidade do Rio de Janeiro.

Foi realizado, também, o reconhecimento dos locais de possível emprego de tropa para identificar as condições de tráfego, iluminação, pontos de apoio e de controle e áreas críticas, a fim de subsidiar o planejamento de patrulhas a serem realizadas e o estabelecimento de postos de segurança estático (PSE) ao longo dessa via por ocasião dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Os postos de segurança estáticos foram estabelecidos e ocupados em pontos críticos da Transolímpica, tais como estações do BRT, passarelas, viadutos, entrada e saída de túneis ao longo da via, além das estações de trem de Deodoro e Magalhães Bastos. A atividade contou com a participação de 625 militares e 80 viaturas, dentre elas sete Viaturas Blindadas E11-Urutu, cinco Viaturas Blindadas EE-9 Cascavel e 16 Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal – Média de Rodas (VBTP-MR) Guarani, de 15 toneladas, o mais novo veículo blindado do Exército Brasileiro.

Comando de Defesa Setorial Barra recebe o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas

No dia 12 de julho, o Comando de Defesa Setorial Barra recebeu a visita do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Ademir Sobrinho, que esteve acompanhado do Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, General de Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas; e do Comandante Militar do Leste e Comandante-Geral de Defesa de Área, General de Exército Fernando Azevedo e Silva; além de outros membros da comitiva.

O Comandante de Defesa Setorial da Barra da Tijuca (CDS Barra), General de Brigada Rolemberg Ferreira da Cunha, apresentou toda a estrutura desdobrada para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 no Cluster Barra.

A comitiva visitou inicialmente as instalações organizadas na área do Instituto de Radioproteção e Dosimetria e, em seguida, deslocou-se para o Parque Olímpico, onde o Posto de Comando Avançado encontra-se operando em perfeita integração com as demais agências envolvidas no evento. Após isso, as autoridades seguiram para as bases dos Batalhões Olímpicos e do Hospital de Campanha, desdobrados na área da Barra da Tijuca, nos quais puderam comprovar o estágio final de concentração das tropas do CDS Barra.

O CDS Barra conta com mais de 2.000 homens e mulheres da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) – 12ª Bda Inf L (Amv) – e do 20º Batalhão de Infantaria Blindado – 20º BIB, além de especialista vindos da maioria dos Comandos Militares de Área. A visita marcou a abertura do Posto de Comando do CDS Barra e apresentou à comitiva as capacidades de emprego da tropa.



Outras coberturas especiais


ESGE

ESGE

Última atualização 21 OUT, 13:00

MAIS LIDAS

Eventos