Operação Anhanguera finaliza os preparativos para os Jogos 2016 em São Paulo

Na semana compreendida entre os dias 6 e 10 de junho, foi realizada a Operação Anhanguera pela 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) – 12ª Bda Inf L (Amv) – nas cidades de Canas, Piquete, Lorena e Cachoeira Paulista (todas no Estado de São Paulo), na qual as tropas finalizam sua preparação para seu emprego nas ações de segurança e defesa dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Para o desencadeamento da Operação, a Brigada foi acrescida de tropas do 20º Batalhão de Infantaria Blindado (Curitiba/PR), reforçado por tropas da 5ª Brigada de Infantaria Blindada, do 2º Batalhão de Polícia do Exército (São Paulo/SP) e do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada (Pirassununga/SP).

Durante esse período, as tropas da 12ª Bda Inf L (Amv) desempenharam atividades típicas de garantia da lei e da ordem, tais como postos de bloqueio e controle de vias, proteção de estruturas estratégicas, controle de distúrbios, patrulhamento ostensivo, desobstrução e patrulhamento de vias, escoltas de comboios, condução de presos, além do Gerenciamento de Crises.

Todas as simulações foram conduzidas de forma a submeter a tropa a situações similares às que poderão encontrar no decorrer do grande evento esportivo mundial, inclusive no caso de ações extremistas, exigindo das Forças de Segurança uma coordenação interagências.

Juntamente com as atividades de preparo técnico profissional, foram realizadas instruções complementares de Comunicação Social, de regras de engajamento, além de campanhas de conscientização e de atributos da área afetiva, com o Capelão Militar da Brigada, que prestou assistência religiosa.

As ações aeromóveis de infiltração e de resgate de feridos tiveram o apoio de duas aeronaves HM-1 Pantera e da aeronave HA-1 Esquilo, equipada com o sistema Olho da Águia, do 1º e do 2º Batalhão de Aviação do Exército, respectivamente, apoiando a tomada de decisão em diversas oportunidades, como escoltas de comboio e reconhecimento especializado de Engenharia, potencializando as capacidades de comando e controle da Brigada. O emprego das aeronaves permitiu, também, que as Unidades de tiro antiaéreas conduzissem o treinamento do sistema de controle e alerta, com o uso do Radar SABER 60.

O emprego dos equipamentos de Engenharia da Brigada, reforçados com equipamentos do 2º Batalhão de Engenharia de Combate, permitiu a realização de trabalhos de melhoramento de estradas e de terraplanagem, possibilitando melhoria da mobilidade dentro das bases de operações mobiliadas para o exercício.

Ainda no contexto da Operação Anhanguera, ocorreram ações cívico-sociais (ACISO) para a população das cidades de Cachoeira Paulista e Canas, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social. Em Canas, realizou-se uma formatura militar em agradecimento à receptividade dos canenses, com a premiação de um concurso literário, apresentação da banda de música e desfile a pé e motorizado da tropa do Exército Brasileiro.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter