FT Ipiranga na Operação Anhanguera, em Preparação para os Jogos Rio 2016

Na semana compreendida entre os dias 6 e 10 de junho, na cidade de Canas (SP), a Força Tarefa Ipiranga (FT Ipiranga), composta por integrantes do 6º Batalhão de Infantaria Leve (6º BIL), de Caçapava (SP), do 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, de Barueri (SP) e do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada, de Pirassununga (SP), está realizando a Operação Anhanguera. Sob a coordenação da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), as tropas finalizam, com esta Operação, a sua preparação para o emprego na segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, que ocorrerá na cidade do no Rio de Janeiro.

Durante a operação, a FT Ipiranga tem desempenhado atividades típicas de Garantia da Lei e da Ordem, tais como postos de bloqueio e controle de vias, postos de segurança de estruturas estratégicas, controle de distúrbios e patrulhamento ostensivo. Todas as simulações foram conduzidas de forma a submeter os militares a situações semelhantes às que poderão encontrar no decorrer do grande evento esportivo mundial, inclusive no caso de uma situação extrema, como uma ação terrorista, que exigirá das forças de segurança uma coordenação interagências. 

Ainda no contexto da Operação Anhanguera, a FT Ipiranga realizou uma ação cívico-social para a população da cidade de Canas (SP), na qual foram oferecidos diversos serviços e atividades, tais como corte de cabelo, recreação infantil, exposição de materiais e veículos militares, passeio de viatura, pista de cordas, tiro de fuzil de ar comprimido, atendimento médico e odontológico, vacinação contra Influenza H1N1 e campanha contra a dengue.

Foi realizada, ainda, uma formatura militar em agradecimento à receptividade dos Canenses, com a premiação de um Concurso Literário promovido pela Força Tarefa. A Banda de Música do 6º BIL participou da solenidade e, ao término, houve um desfile a pé e motorizado da tropa.

O evento contou com a presença do Comandante da 2ª Divisão de Exército, General de Divisão Décio Luís Schons; do Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), General de Brigada Rolemberg Ferreira da Cunha; do Prefeito Municipal de Canas, Sr Lucemir do Amaral; e de outras autoridades civis e militares.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter